metropoles.com

AGU recorre para que estados sigam regras federais de isolamento

Governo quer derrubar decisão do ministro Alexandre de Moraes e pede que STF reconheça a competência da União

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), da última quarta-feira (08/04), que proíbe o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), de suspender as ações de estados e municípios referentes ao isolamento social durante a pandemia no novo coronavírus.

Segundo o governo, a Corte deve reconhecer a competência da União para regulamentar, no país, como serão as medidas de enfrentamento da Covid-19. Para o órgão de defesa, os gestores locais podem deliberar sobre saúde pública, mas não devem ignorar normas federais do Executivo.

O recurso foi protocolado na ação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que pediu que o STF determinasse ao presidente o cumprimento de medidas de isolamento social previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Além disso, solicitou a não interferência da União nas atividades dos técnicos do ministério; e o respeito às determinações dos governadores e prefeitos quanto ao funcionamento das atividades econômicas e regras de aglomeração.

Na última quarta-feira (08/04), Moraes deu uma decisão liminar que preservou a competência de estados e municípios para determinar o isolamento social nas respectivas localidades. Segundo a decisão, o governo ficou impedido de afastar, de modo unilateral, medidas dos Executivos locais.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?