Internado, ex-governador Iris Rezende tem quadro de infecção pulmonar

Político de GO está internado há quase três meses; atualmente está em SP; primeira internação foi por acidente vascular cerebral hemorrágico

atualizado 30/10/2021 11:07

Iris Rezende (MDB), político, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de GoiâniaPrefeitura de Goiânia

Goiânia – Próximo de completar três meses internado, o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), de 87 anos, segue com quadro de saúde que inspira cuidados. Atualmente, os médicos do hospital em São Paulo tentam reverter um forte quadro de infecção pulmonar.

A família mantém firmes as esperanças. A filha do político, Ana Paula Rezende Craveiro, tem feito postagens regulamente nas redes sociais para informar a evolução do tratamento de Iris Rezende.

“Ontem e hoje os resultados foram mais positivos, de respostas às medicações. O momento ainda é delicado, o que inviabiliza sessões de fisioterapia e alimentação por via oral”, publicou ela nesta sexta-feira (29/10).

Veja fotos do político:

0

Ana Paula destacou que o pai em enfrentado tudo com força, resiliência e humildade. Disse ainda sobre as dificuldades recentes:

“Os últimos dias foram difíceis, com uso de antibióticos para reverter  quadro de infecção pulmonar.”

Ana Paula pediu o apoio das pessoas. “Pedimos que continuem em oração, nesta corrente de amor que tanto tem nos amparado”, completou.

Internação

Iris Rezende foi internado às pressas no início da manhã do último dia 6 de agosto, na capital goiana. Ele sentiu fortes dores de cabeça em casa e foi levado ao Instituto Neurológico de Goiânia por familiares. No mesmo dia passou por uma cirurgia para controlar um acidente vascular hemorrágico cerebral.

À época, a equipe médica avaliou como positiva a intervenção cirúrgica. Iris precisou ser intubado, melhorou e foi extubado. Saiu da unidade de terapia intensiva e chegou a ir para o quarto, já no dia 12 de agosto.

O quadro continuou evoluindo positivamente. No entanto, no dia 21 de agosto, Iris teve uma convulsão e voltou para a UTI. Teve nova melhora e retornou para o quarto. Dez dias depois, teve que voltar para a UTI.

Na mesma tarde do dia 31 de agosto, Iris Rezende foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, na capital paulista, onde permanece desde então. De lá para cá, teve melhoras e pioras no quadro.

Carreira

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, atuou na vida pública.

De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.

Foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, em 2020, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.

Mais lidas
Últimas notícias