metropoles.com

Ex-governador de GO, Iris Rezende, sofre AVC e passa por cirurgia

Iris tem 87 anos; ele acordou com dores de cabeça e foi constatado sangramento na região temporal; procedimento cirúrgico começou às 14h40

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Iris Rezende
1 de 1 Iris Rezende - Foto: Reprodução/Twitter

Goiânia – O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) foi internado em um hospital da capital nesta sexta-feira (6/8), após se sentir mal em casa e acordar com dor de cabeça. Foi constatado um quadro de AVC hemorrágico e ele passa por procedimento cirúrgico, que teve início às 14h40 desta tarde.

Iris, que tem 87 anos de idade, foi levado para o Hospital Neurológico, por vontade própria. Ele estava lúcido quando chegou ao local. Familiares e assessores aguardam do lado de fora informações sobre o quadro de saúde do político, que dedicou mais de 60 anos à vida pública.

Em postagem nas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado (DEM), que é médico, disse que conversou com o neurocirurgião que atende Iris, o médico Valter Costa, e adiantou que a cirurgia seria para drenar o sangramento que surgiu na região temporal.

De acordo com a publicação do governador, a hemorragia teria sido motivada pelo uso de anticoagulantes.

“Estou extremamente otimista com o resultado, pois conheço a competência das equipes do Valter e do neurologista Sebastião Eurico. Peço a Deus que Iris se recupere logo, porque ele tem muito a construir em nosso Estado de Goiás. À família, meu carinho, ombro amigo e todo apoio. Vamos juntos em oração superar esse momento!”, escreveu Caiado.

Carreira

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, ele atuou na vida pública.

De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Iris foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.

Iris foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, na última eleição, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.

0
Repercussão

A internação de Iris repercutiu no meio político em Goiás. O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), divulgou nota, na qual lamenta o ocorrido com seu antecessor.

“Eu e a minha esposa, Thelma Cruz, estamos enviando orações e boas energias para a pronta recuperação do ex-prefeito Iris Rezende. Todos nós conhecemos a força de Iris, de forma que temos muita confiança que em breve ele estará de volta ao seio familiar”, expressou.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), também desejou pronta recuperação ao líder político.

O ex-ministro e ex-deputado federal, Henrique Meirelles, disse em publicação nas redes sociais que acompanha com atenção as notícias sobre o quadro de saúde de Iris. “Com tantas vitórias na vida, estou certo de que ele vai vencer mais essa batalha”, escreveu.

O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), também desejou melhoras a Iris Rezende.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?