Incêndio atinge Chapada dos Veadeiros e ameaça complexo turístico

Fogo atinge região da Serra do Paranã, em São João D'Aliança. Complexo de cachoeiras interrompeu visitação nesta terça-feira (13/7)

atualizado 13/07/2021 18:46

Incêndio de grandes proporções atinge área da chapada dos veadeiros em goiásAmilton Sá / Rede Contra Fogo

Goiânia – Um incêndio florestal de grandes proporções teve início nessa segunda-feira (12/7) em uma área da Chapada dos Veadeiros que fica no município de São João D’Aliança (GO). Bombeiros e brigadistas voluntários passaram a madrugada desta terça-feira (13/7) tentando conter as chamas no local.

O ponto atingido, cuja dimensão ainda não foi avaliada, fica dentro de uma área de preservação privada na Serra do Paranã e próximo ao Complexo Cachoeiras Veadeiros, que é bastante conhecido pelos turistas que visitam a região. O local funcionaria normalmente nesta terça, mas comunicou o cancelamento das visitações pelas redes sociais, em razão do avanço do fogo.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Planaltina de Goiás se deslocou até São João D’Aliança e segue em operação tentando controlar o fogo. O tempo seco e o vento forte constantes na região nesta época do ano dificultam o trabalho. A situação é a mesma vivenciada pelas equipes que agem no Parque Nacional das Emas, também em Goiás, e onde um incêndio já atingiu 21% da área total nos últimos dias.

Mobilização de voluntários

Donos de propriedades que ficam perto do local atingido temem o avanço do fogo em direção às casas. Moradores da ecovila Condomínio Habitat, que fica perto da área afetada pelas chamas, chegaram a se mobilizar, mas perceberam, logo, que precisariam de um efetivo maior. Eles entraram em contato com o representante da organização civil Rede Contra Fogo.

Amilton Sá, que coordena a Rede, criada em 2017, quando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi atingido por um incêndio de grandes proporções, mobilizou voluntários em Alto Paraíso (GO) e se dirigiu para São João D’Aliança. Eles ajudaram os bombeiros durante toda a madrugada e retornaram para casa às 7h desta terça.

“Quando cheguei lá, vi que a situação era bem grande e pedimos ao sargento para já reforçar o efetivo. Se precisar, vamos novamente hoje, mas o problema é que não temos viatura nem estrutura para isso. Fazemos tudo no amor. E o local é de difícil acesso. Tem uma parte razoável do fogo, ainda, acesa e, de manhã, no período quente do dia, expande muito o incêndio”, diz Amilton.

No perfil do Instagram, a Rede Contra Fogo publicou um vídeo da queimada, durante a chegada dos voluntários ao local. Veja:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rede contra Fogo (@redecontrafogo.veadeiros)

O Metrópoles entrou em contato com o batalhão dos bombeiros em Planaltina de Goiás e foi informado que uma nova equipe teria se deslocado para o local, e que a atualização das informações será feita no decorrer desta tarde.

Mais lidas
Últimas notícias