Incêndio é controlado após atingir 21% do Parque Nacional das Emas

Fogo começou a se alastrar na noite de sexta-feira (9/7) e destruiu 28 mil hectares de vegetação. Bombeiros e brigadistas monitoram o local

atualizado 13/07/2021 12:04

Parque Nacional das Emas, em Goiás, em chamasCBMGO

Goiânia – O incêndio que atinge o Parque Nacional das Emas, no extremo sudoeste de Goiás, desde o início da noite de sexta-feira (9/7), foi controlado, segundo a direção do parque. Ao todo, quase 28 mil hectares de vegetação do Cerrado foram atingidos, o que equivale a 21% da área total do parque, que é de 131,8 mil hectares.

Os bombeiros e brigadistas seguem no local, monitorando os pontos já controlados para evitar o recomeço da queimada. O tempo seco e o vendo forte, que acometem a região nessa época do ano, dificultam o trabalho de contenção das chamas.

A direção acredita que o incêndio começou, durante o uso do fogo controlado para implantar aceiros em pontos estratégicos do parque. Desde o dia 5/7, os brigadistas do local deram início ao trabalho, com o objetivo de prevenir incêndios de grandes proporções. No decorrer da execução, no entanto, eles teriam perdido o controle das chamas.

Em uma publicação no Instagram, eles chegaram a mostrar como o trabalho estava sendo feito. Veja:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Parque Nacional das Emas (@parquenacionaldasemasinfo)

Rio Formoso

Mais de 70 pessoas, entre bombeiros e brigadistas, atuam no trabalho de controle do incêndio. Além do monitoramento nos p0ntos onde as chamas já foram contidas, o foco da operação nesta terça-feira (13/7), segundo o Corpo de Bombeiros, é controlar incêndios em locais próximos ao Rio Formoso.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou um mapa que mostra a área atingida pelo incêndio, conforme o passar dos dias. Observa-se que ele começou na parte central do parque e foi se alastrando para em direção ao sudoeste.

Veja:

mapa da área atingida pelo incêndio no parque nacional das emas, em goiás
Mapa mostra área atingida pelo fogo no Parque Nacional das Emas, em Goiás

A área do parque expande-se pelos municípios de Mineiros, Chapadão do Céu e Serranópolis, em Goiás, e parte da cidade de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. Ele completou 60 anos em janeiro deste ano e é conhecido pela grande diversidade de espécies da fauna do cerrado.

Preservação do cerrado

O Parque Nacional das Emas é um dos dois parques nacionais que existem em Goiás, ao lado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ambos são áreas de conservação do que restou do bioma cerrado, em regiões marcadas pelo avanço do agronegócio.

É local, ainda, de desenvolvimento de inúmeras pesquisas científicas e trabalhos de educação ambiental. Em 2001, foi declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco.

0

Mais lidas
Últimas notícias