metropoles.com

Incêndio já consumiu 14,6% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Há seis dias, o fogo castiga a unidade de conservação, apesar dos esforços de 200 brigadistas

atualizado

Compartilhar notícia

ICMBio/Reprodução
Incêndio Chapada dos Veadeiros
1 de 1 Incêndio Chapada dos Veadeiros - Foto: ICMBio/Reprodução

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros queima há exatos seis dias, sem parar. O incêndio que atinge a unidade de conservação já consumiu 35 mil hectares de área verde (14,6%) e já é considerado o maior desde julho deste ano, quando a área foi ampliada pelo governo federal. A Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás (GO) declarou situação de emergência no município na manhã desta segunda-feira (23/10).

Ao todo, mais de 200 pessoas estão envolvidas na operação de combate ao fogo, que é conduzida pela Coordenação de Combate e Prevenção de Incêndios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal gestor do Parque.

Brigadistas do ICMBio do próprio Parque e de outras unidades de conservação no país, Ibama PrevFogo, Grupo Ambientalista do Torto (GAT), Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Alto Paraíso e centenas de voluntários estão em campo ou prestando apoio logístico à operação.

Além disso, quatro aviões air tractor e três helicópteros foram mobilizados para a ação. O ICMBio também dispõe de equipamentos como turbo sopradores, que otimizam o combate ao fogo. “O engajamento da sociedade civil no apoio direto à proteção de toda a área da Chapada tem sido fundamental para combater os incêndios florestais”, afirma o coordenador-geral de Proteção do ICMBio, Luiz Felipe de Luca.

As principais frentes se localizam perto do Córrego dos Ingleses – onde, se não tivesse combate, o incêndio teria ameaçado estruturas administrativas do Parque – e no Jardim de Maytreia, importante ponto turístico da região. O fogo atravessou também a Rodovia GO 239, que liga Alto Paraíso a São Jorge.

Algumas pessoas fizeram vídeos do incêndio na região:

Ajude
Para combater o fogo, um grupo resolveu pedir ajuda via Instagram. A proposta é usar os recursos para custear alimentação de brigadistas em atuação na área e, ainda, o combustível utilizado nas operações que envolvam caminhões-pipas e pequenos aviões, responsáveis por despejar água nos locais em chamas.

O grupo solicita depósitos bancários de qualquer valor aos supermercados Canaã (Banco do Brasil, AG: 4546-2, CC: 8263-5, CNPJ: 09471052 0001-10) e Paulista (Banco do Brasil, AG: 4546-2, CC: 7427-6, CNPJ: 37241460 0001-11). Ao final da transação, o doador deve enviar o comprovante de pagamento para o e-mail redecontrafogoveadeiros@gmail.com.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?