Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Governo autoriza o uso da Força Nacional na terra indígena Parakanã

Agentes de segurança vão prestar apoio ao Ministério da Saúde na região do Pará, que tem sido alvo de invasores, pelo prazo de 30 dias

13/06/2022 08:05
Compartilhar notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto colorida de integrante da Força Nacional

O governo federal autorizou, nesta segunda-feira (13/6), o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nas atividades do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins, na terra indígena Parakanã, no estado do Pará.

Segundo portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, os agentes prestarão apoio ao Ministério da Saúde, que tem desenvolvido atividades e serviços para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) visitou a região e identificou alguns invasores e donos de boiadas que ameaçam constantemente os indígenas, que vivem em área demarcada.

Em maio, os invasores lançaram ameaças contra os indígenas e chegaram a se aproximar das aldeias com rebanhos de gado que foram deixados no local. A Polícia Federal (PF) foi acionada e precisou ir até a área para conter a tensão.

As identidades dos invasores e proprietários de gado permanecem em sigilo para não comprometer as investigações.

A atuação da FNSP vai ocorrer pelo prazo de 30 dias, no período de 17 de junho a 16 de julho de 2022.

O emprego da Força Nacional de Segurança Pública ocorre em articulação com os órgãos de segurança pública estaduais, sob a coordenação da Polícia Federal.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters