metropoles.com

Funai renova portaria que restringe acesso à Terra Indígena Pirititi

Documento determina a restrição de uso do território por seis meses; Instituto Socioambiental afirma que tempo é insuficiente

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Funai
funai
1 de 1 funai - Foto: Divulgação/Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) renovou por mais seis meses a portaria que restringe o acesso de pessoas não autorizadas à Terra Indígena (TI) Pirititi, no sul do estado de Roraima. A medida foi publicada nesta sexta-feira (10/6) no Diário Oficial da União.

Com a renovação, somente os funcionários da Funai poderão entrar no território e permanecer na região. De acordo com a portaria, o objetivo é dar continuidade aos trabalhos de monitoramento e proteção do povo Pirititi.

O território conta com a presença de povos indígenas isolados e tem aproximadamente 40 mil hectares.

Por conta de ameaças de invasão de grileiros e madeireiros na região, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça pedindo a tutela provisória de urgência para assegurar a proteção do território indígena.

Em nota, o Instituto Socioambiental (Isa) afirmou que o tempo de prorrogação é insuficiente para retirada de invasores do local. Além disso, reforçou que 2.240 hectares já foram desmatados dentro da TI Pirititi.

“Esse tempo é insuficiente para garantir os processos de retirada de invasores. Enquanto isso, madeireiros e grileiros continuam avançando sob o território dos indígenas isolados da área”, declarou o Isa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?