Eleição 2026

Genial/Quaest: Castro e Benedita empatam em disputa para Senado no Rio

Ex-governador tenta anular condenação à inelegibilidade no TSE e ex-governadora se mantém competitiva

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/PT/Reprodução/Metrópoles
benedita-da-silva—cladio-castro
1 de 1 benedita-da-silva—cladio-castro - Foto: Reprodução/PT/Reprodução/Metrópoles

Pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27/4) mostra que o ex-governador do Rio de Janeiro Claudio Castro (PL) e a deputada federal Benedita da Silva (PT) lideram as intenções de voto para a corrida ao Senado pelo estado. Neste ano, todos os estados e o Distrito Federal votam para eleger dois senadores.

Os entrevistados responderam à pergunta: “Em quem você votaria se o primeiro turno fosse disputado entre os seguintes candidatos”. Veja os resultados:

  • Cláudio Castro (PL): 12%
  • Benedita da Silva (PT): 10%
  • Felipe Curi (PL): 6%
  • Marcelo Crivella (Rep): 6%
  • Márcio Canella (União): 4%
  • Alessandro Molon (PSB): 3%
  • Waguinho (Rep): 3%
  • Mônica Benício (Psol): 2%
  • Luciana Boiteux (Psol): 1%
  • Pedro Paulo (PSD): 1%
  • Helio Secco (Missão): 0%
  • Indecisos: 18%
  • Branco/nulo/não vai votar: 34%

O levantamento ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais por meio de entrevistas domiciliares entre os dias 21 e 25 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-00613/2026.

Corrida para o Senado no Rio

Cláudio Castro foi o último governador eleito para o Rio de Janeiro e renunciou ao cargo em março, às vésperas de uma condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornaria inelegível. Dias após a renúncia que deixou um vácuo de poder no Palácio Guanabara, o TSE condenou o político a oito anos de inelegibilidade por abuso de poder político e econômico. A decisão cabe recurso.

Enquanto o processo ainda corre na corte eleitoral, Castro é pré-candidato ao Senado Federal e, de acordo com levantamento desta segunda, lidera a disputa com 12% das intenções de voto — dois pontos percentuais a frente da segunda colocada.

Benedita da Silva é deputada federal pelo Rio de Janeiro e já chefiou o Palácio Guanabara em 2002. Ela era vice-governadora de Anthony Garotinho, que renunciou ao posto para concorrer à Presidência da República. Neste contexto, Benedita a assumiu a vaga de chefe do Executivo estadual e terminou o mandato em janeiro de 2003.

Na última semana, levantamento feito pela Paraná Pesquisas demonstra a pré-candidata petista na liderança para o Senado pelo Rio de Janeiro, com 30,4% das intenções de voto, seguida por Cláudio Castro que angariou 29,9% das intenções de voto. A sondagem também testou o nome da vereadora Rogéria Bolsonaro (PL), ex-esposa de Jair Bolsonaro (PL), no lugar de Cláudio Castro. Ela obteve 28,1% das intenções de voto neste cenário.

Governo do Rio de Janeiro

Enquanto a renúncia de Cláudio Castro se tornou um imbróglio para o governo carioca, políticos locais passaram a se movimentar em busca de fortalecer seus nomes na corrida ao Palácio Guanabara para as eleições de outubro.

Levantamento da Genial/Quaest mostra que o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) tem fôlego nesta pré-campanha e lidera todos os cenários de primeiro e segundo turnos na mostra estimulada.

Paes, segundo a sondagem, tem vantagem sobre todos os pré-candidatos ao Executivo estadual carioca, inclusive o deputado estadual Douglas Ruas (PL), e os ex-governadores Antony Garotinho (Republicanos) e Wilson Witzel (DC). O ex-prefeito, mostra a pesquisa, derrotaria os três políticos em um eventual segundo turno contra ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?