Frente Parlamentar Mista da Educação fará “blitz on-line” após Enem

A proposta tem o objetivo de fiscalizar denúncias sobre irregularidades e aglomerações na aplicação da prova, no próximo domingo (24/1)

atualizado 22/01/2021 16:36

De máscaras, estudantes chegam cedo para fazer a prova do Enem no DFIgo Estrela/Metrópoles

Composta por 301 deputados e 38 senadores, a Frente Parlamentar Mista da Educação organiza uma transmissão ao vivo para o próximo domingo (24/1), após o encerramento da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os parlamentares informaram que a proposta da transmissão é ser uma “blitz on-line” para fiscalizar denúncias de candidatos sobre aglomerações durante a aplicação do exame. Nesta edição, o Enem conta com 5,78 milhões de inscritos.

A live, prevista para as 19h, será conduzida pelo secretário-geral da Frente, o deputado Israel Batista (PV-DF). O evento terá participação de especialistas e parlamentares, como Professora Dorinha (DEM-TO), Tabata Amaral (PDT-SP) e Rosa Neide (PT-MT).

“A Frente terá uma estrutura que acompanhará os fatos ao longo do dia, e receberá, pelo uso da #EnemnaFrente, denúncias de candidatos que se sentirem prejudicados”, explicou o deputado Israel Batista.

0

A primeira etapa do Enem, no último domingo (17/1), teve um alto nível de abstenções: 51,5% dos participantes não compareceram aos locais de aplicação do exame. O número é bem maior que o registrado em 2019 — naquele ano, apenas 23% dos estudantes não fizeram a prova.

Além da quantidade de estudantes que deixaram de fazer o exame, foram identificados diversos focos de aglomeração no primeiro dia de aplicação. Em locais de prova de ao menos 11 cidades, como Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS), estudantes foram impedidos de entrar nas salas para evitar lotação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esses participantes poderão remarcar a prova a partir do dia 25 de janeiro e fazer o Enem em 23 e 24 de fevereiro.

Enem 2020

A segunda etapa de provas do Enem começa às 13h30 do próximo domingo. Desta vez, os 5,78 milhões de participantes inscritos no exame deverão responder às questões das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

Assim como a primeira etapa do exame, aplicada no último domingo (17/1), a segunda contará com 90 questões (45 para cada área do conhecimento).

Cronograma oficial do Enem 2020
  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021.
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
  • Reaplicação das provas e Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 23 e 24 de fevereiro de 2021.
  • Resultados: 29 de março de 2021.

Mais informações na página do Inep.

Últimas notícias