Viva W3 é mantida no domingo de Enem, mas com reforço na segurança

Via seguirá liberada para a prática de esportes e lazer; excepcionalmente, cruzamento da 504/704 será aberto horas antes do exame

atualizado 21/01/2021 17:49

ruaRenato Alves/Agência Brasília

No próximo domingo (24/1), quando será realizado o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o projeto Viva W3 estará mantido. A via comercial permanecerá fechada para o trânsito de veículos das 6h às 18h. Nesse período, a avenida fica aberta a ciclistas e pedestres para a prática de esportes e lazer.

A W3 Sul é um dos pontos de acesso da Asa Sul a escolas onde as provas serão aplicadas na tarde de domingo. Por isso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Militar (PMDF) vão reforçar a segurança na região.

Serão 16 veículos e 32 agentes de trânsito posicionados para coibir o furo dos bloqueios de acesso a veículos entre as quadras 503/703 e 515/715 Sul. No entanto, excepcionalmente, o cruzamento de acesso às quadras 700 e 900 ficará aberto das 11h às 13h.

0

Para garantir melhor fluidez do trânsito, o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu que motoristas poderão atravessar a W3 Sul entre as quadras 504/704 e 505/705 Sul. Ali, quatro agentes do DER vão controlar o fluxo e a travessia de pedestres e ciclistas.

Segurança

O cruzamento entre as quadras 506/706 e 507/707 permanecerá durante todo o dia aberto à circulação de carros e motos.

“O nosso objetivo é, acima de tudo, garantir a segurança dos pedestres e ciclistas, que serão os usuários permitidos a ocupar a via naquele horário”, informa o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Lúcio Lahm.

A Polícia Militar, que também estará empenhada em fazer a escolta dos carros dos Correios com os malotes de provas do aeroporto aos pontos de realização do exame, estará com duas viaturas e quatro policiais no início do trecho fechado ao trânsito, entre as quadras 503/703 Sul. Em outros pontos de acesso, estarão distribuídas mais 12 veículos e 24 agentes do Detran.

A orientação do Detran é de que motoristas que estiverem conduzindo os candidatos aos locais de prova evitem passar pela W3 Sul e acessem as escolas diretamente pelas vias W4 e W5 Sul, onde elas estão localizadas, ou cheguem pelo Parque da Cidade.

“Estamos alinhados na garantia de um domingo de lazer seguro e tranquilo para os frequentadores do Viva W3 e para quem precisar cruzar a via nos pontos liberados”, destaca a secretária-executiva de Políticas Públicas da Secretaria de Governo, Meire Mota.

Últimas notícias