Fogo já atingiu 12% da área do Parque Estadual Terra Ronca em Goiás

Desde quinta-feira (16/9), força-tarefa tenta controlar incêndio florestal no parque. Cerca de 7 mil hectares já foram atingidos pelo fogo

atualizado 20/09/2021 11:03

incêndio florestal atinge parque terra ronca, em goiásCBMGO

Goiânia – As queimadas e incêndios florestais desta época do ano seguem atingindo áreas de preservação em Goiás. O Parque Estadual Terra Ronca, localizado na cidade de São Domingos, no nordeste goiano, já teve mais de 12% da área atingida pelas chamas.

Desde quinta-feira (16/9), militares do Corpo de Bombeiros, servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e integrantes da Brigada Aliança da Terra tentam controlar o fogo.

Conhecido pelas inúmeras grutas e cavernas de visual impressionante, o Parque Terra Ronca possui uma área aproximada de 57 mil hectares. Desse total, cerca de 7 mil hectares da vegetação local já foram atingidas.

0

Bombeiros associam a dificuldade de combate às altas temperaturas, clima seco e ventos fortes desta época, em Goiás. Cidades do estado, além do calor extremo, têm registrado as menores umidades relativas do ar no Brasil.

Nesse domingo (20/9), municípios goianos, como Aragarças, Goianésia, cidade de Goiás e Montes Claros de Goiás, atingiram apenas 8% de umidade do ar. Esse índice é menor que o de cidades que ficam nos desertos do Saara, na África, e do Atacama, no Chile, por exemplo.

O trabalho de combate ao fogo segue no parque, com participação de mais de 20 pessoas. A exemplo do que ocorre na região da Chapada dos Veadeiros, que vem sendo atingida pelo fogo já há algumas semanas, foi preciso unir forças para tentar reverter a situação em Terra Ronca.

Veja vídeo do local:

Mais lidas
Últimas notícias