Incêndio avança para região de famosa cachoeira na Chapada dos Veadeiros
Corpo de Bombeiros de Goiás recebeu reforço de 20 militares da corporação do DF. Já são quase 200 pessoas que atuam no combate ao fogo
atualizado

Goiânia – Novo foco de incêndio atinge a região da Cachoeira dos Cristais, nesta sexta-feira (17/9), no extremo norte da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, no sexto dia consecutivo de avanço das chamas. Com apoio de bombeiros do Distrito Federal (DF), subiu para quase 200 o número de pessoas que atuam no combate ao fogo que destrói a fauna e a flora do Cerrado. Quatro aeronaves lançam água na área.
Um acidente com uma carreta fez as chamas se alastrem ainda mais rapidamente na região na quinta-feira (16/9), quatro dias depois de o incêndio se iniciar no Vale da Lua, um dos pontos mais visitados da região, em Alto Paraíso de Goiás. O fogo se alastrou rapidamente, alcançando uma linha de fogo de mais de 10 quilômetros.

Bombeiro atua no combate ao fogo na Chapada dos Veadeiros Divulgação/CBMGO

Bombeiros atuam no combate ao fogo na Chapada dos Veadeiros Divulgação/CBMGO

Bombeiro atua no combate ao fogo na Chapada dos Veadeiros Divulgação/CBMGO

Incêndio na Chapada dos Veadeiros Reprodução

Vista do Vale da Lua na noite de domingo (12/9) mostra fogo em serra Giselle Cavati

Focos de incêndio na Chapada dos Veadeiros Rede Contra Fogo

Nuvem de fumaça após incêndio na Chapada dos Veadeiros Divulgação

Fumaça toma conta da região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em meio a incêndio Corpo de Bombeiros de Goiás

Brigadistas voluntários e bombeiros se uniram para controlar fogo em São João D'Aliança Arquivo Pessoal

Casa de Silze Freire quase foi atingida por incêndio. Ela também ajudou no combate ao fogo Luara Besson

Terreno íngreme e com pedras dificulta o trabalho de bombeiros e brigadistas no combate ao incêndio Rede Contra Fogo

Bombeiros e brigadistas voluntários passaram a noite tentando conter as chamas na Chapada dos Veadeiros, em São João D'Aliança, em julho deste ano Amilton Sá / Rede Contra Fogo

Aeronave lança água para combater incêndio na Chapada dos Veadeiros CBMBA

Área destruída por incêndio na Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano Divulgação

Incêndio deixa cenário de terra arrasada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás Reprodução
O coordenador da força-tarefa do Corpo de Bombeiros, capitão Luiz Antônio Dias Araújo, disse que o combate ao incêndio será concentrado, nesta quinta-feira, na região do Vale da Chapada dos Veadeiros, na região da Cachoeira dos Cristais, no extremo norte do parque. Segundo ele, a equipe recebeu reforço de 20 bombeiros do DF mais uma aeronave para lançamento de água.
De acordo com Araújo, um novo foco de incêndio teve início na noite de quinta-feira, na região do Rio dos Couros, ao sul do Parque Estadual Águas do Paraíso, após uma carreta com carga de cimento tombar na pista. O atrito da carroceria do veículo com o asfalto criou fagulhas e incendiou vegetação dos dois lados da pista.
Outra grande frente de incêndio atua ao norte da Chapada dos Veadeiros. “As brigadas que estavam na região de Teresina conseguiram debelar os incêndios que estavam próximo à região dos kalungas, e, agora, estamos com essa frente ao norte e outra ao sul no Rio dos Couros, além de mais uma que combate o novo foco na região da Cachoeira dos Cristais”, explicou.
Os bombeiros fazem monitoramento constante na região de Boa Vista, próxima a São Jorge, além de supervisionarem áreas onde o fogo foi extinto para evitar reignição das chamas, por causa do calor do solo.
As equipes também conseguiram apagar um foco de incêndio na região do Moinho, próximo à cidade de Alto Paraíso, antes de as chamas avançarem para a cidade. Elas também apagaram o fogo na unidade de tratamento de água da empresa Saneamento de Goiás (Saneago), localizada no município.
O combate ao incêndio também conta com atuação de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo/Ibama), além de brigadistas voluntários.