Chapada dos Veadeiros tem quatro focos de fogo em uma noite; vídeo

Principal incêndio atingiu uma grande área na região conhecida como Pouso Alto. Equipes de brigadistas passaram a noite no combate às chamas

atualizado 26/07/2021 15:46

focos de incêndio na chapada dos veadeirosRede Contra Fogo

Goiânia – O fogo segue ameaçando a região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Na noite de domingo (25/7), quatro focos de incêndio foram identificados por brigadistas e moradores de cidades próximas. Um deles atingiu uma grande área em torno da reserva onde ficam as nascentes do Rio Preto, que cruza o parque nacional.

Brigadistas viraram a noite tentando controlar as chamas. Em Alto Paraíso de Goiás, equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama, e voluntários da Rede Contra Fogo agiram nas imediações da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cara Preta, na região do Pouso Alto.

Veja:

De acordo com as informações, o foco de incêndio no local é grande e de difícil combate. As equipes foram divididas em diferentes pontos para tentar cercar o fogo. O mato seco e o vento forte que acometem o Cerrado nesta época do ano dificultam ainda mais o trabalho, pois aceleram a propagação das chamas.

Imagem registrada pela Rede Contra Fogo, organização de brigadistas voluntários, mostra claramente como era possível, no início da noite de domingo, ver o incêndio, mesmo a longa distância. Durante a madrugada, foi feito o controle das chamas, mas o trabalho segue, para evitar que elas voltem a surgir.

O segundo foco foi identificado às 19h35 por um sistema de radar, que se chama Sundara, e auxilia no monitoramento da região. O local fica mais próximo do município de Cavalcante e ainda não há informações sobre o controle do fogo na região.

O terceiro ponto, também descoberto no início da noite do domingo, por volta das 19h50, foi controlado por brigadistas às 22h30. E o quarto foco, comunicado por um guia local, às 21h, foi identificado na região do Rio Macaco.

0
Preocupação

Essa época do ano sempre preocupa quem mora na Chapada dos Veadeiros, pois é o período em que o cerrado e o clima ficam mais secos.

Apenas neste mês, incêndios já foram registrados nas áreas de vegetação da cidade de São João D’Aliança e nas imediações da maior cachoeira de Goiás – cachoeira do Label, que tem 187 metros. Cerca de 400 hectares foram atingidos pelo fogo.

Últimas notícias