Goiânia – O terceiro dia de incêndio na Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás, fez o Corpo de Bombeiros aumentar, nesta terça-feira (14/9), o efetivo de combate ao fogo que avança em uma das maiores regiões turísticas do estado. As chamas começaram no Vale da Lua, famoso atrativo de turistas, e se espalharam, rapidamente, atingindo a Serra do Segredo, a cerca de 20 quilômetros de distância. Seca intensa só piora o quadro.
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros decolou nesta manhã, de Goiânia, para reforçar as equipes que combatem incêndio em vegetação na região da Chapada dos Veadeiros. O apoio aéreo, segundo a corporação, é fundamental na região que é de difícil acesso. As chamas começaram no domingo (12/9), no Vale da Lua, onde mais de 100 pessoas foram socorridas, ilesas, após serem ilhadas pelas chamas.
Veja imagens do incêndio:
Cerca de 100 pessoas, entre bombeiros militares, servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas voluntários que moram na região, além de três aeronaves, trabalham para combater as chamas.
Coordenador da Rede Contra Fogo, Amilton Sá, disse que a linha do fogo já ultrapassou mais de 10 km. Bombeiros de Goiás, ICMBio, PrevFogo e brigadistas passaram a madrugada combatendo o incêndio e continuam os trabalhos.

Fogo começou no Vale da Lua no domingo (12/9)Material cedido ao Metrópoles

Brigadistas e bombeiros atuam no combate ao incêndio no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros (GO)Material cedido ao Metrópoles

Bombeiros se preparam para combate a incêndio no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros (GO)CBMGO/Divulgação

Equipes de mobilizaram para apagar incêndio no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros (GO)CBMGO/Divulgação

Incêndio no Vale da Lua assusta turistasMaterial cedido ao Metrópoles
A brigadista voluntária da Rede Contra Fogo, Giselle Cavati, participou do combate até o início da madrugada. Ela disse que a situação é dramática na luta contra o fogo, por causa do relevo e vegetação típica da região.
Veja imagens do combate ao fogo:
“O terreno de combate era muito difícil. Ou ele era muito íngreme. Ou ele era muito fechado, com muito cipó e muito espinho. Então, o risco de alguém ficar preso, ficar entrelaçado ali e não ter como sair, ficar encurralado pelo fogo, era muito real”, diz Giselle.
O fogo queimou a região do Vale da Lua e seguiu tanto na direção da Serra do Segredo, como na direção de Alto Paraíso, ameaçando propriedades. Donos de imóveis já relatam perda de lavouras, segundo Giselle.
De acordo com a ONG, no final da tarde de domingo, chegou-se a ter quatro focos de incêndio na Chapada dos Veadeiros. Além do fogo no Vale da Lua, havia fogo em Colinas do Sul, próximo às Loquinhas e no Vale do Macaco.
O fogo próximo às Loquinhas foi controlado e o de Colinas do Sul, que teria durado quase uma semana, está na fase de ser controlado, segundo Amilton Sá, da Rede Contra Fogo.