metropoles.com

Equipamentos para restabelecer energia no Amapá começam a chegar no estado

O estado está no quinto dia sem energia elétrica. Alguns municípios tiveram fornecimento retomado ao longo deste sábado

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metropoles
Primeira Aeronave da Força Aérea Brasileira chega em apoio ao restabelecimento de energia no Macapá, trazendo equipamentos para o gerador de energia
1 de 1 Primeira Aeronave da Força Aérea Brasileira chega em apoio ao restabelecimento de energia no Macapá, trazendo equipamentos para o gerador de energia - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

Enviada especial a Macapá (AP) – As primeiras aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a chegar neste sábado (7/11) no estado do Amapá para auxiliar no reestabelecimento de energia elétrica nos municípios afetados pelo apagão.

O estado está em uma crise de abastecimento desde a última terça-feira (3/11), quando um incêndio atingiu uma subestação localizada na zona norte da capital, Macapá.

No total, 13 dos 16 municípios do estado foram atingidos pelo apagão. Cerca de 89% da população – de 765 mil pessoas – não tem eletricidade. No atual cenário, o governo estadual decretou situação de calamidade na quinta-feira (5/11).

De acordo com a FAB, os geradores vão chegar ainda na noite deste sábado ao estado. A expectativa é que eles auxiliem também os hospitais da cidade.

0
Retomada parcial e rodízio

Durante a madrugada e a manhã deste sábado, o fornecimento de energia foi retomado na maior parte dos bairros da capital e em algumas áreas de Santana, na Região Metropolitana de Macapá.

O Ministério de Minas e Energia informou que conseguiu conectar a rede do Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Já a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) anunciou que vai ter rodízio de energia para atender os habitantes.

Na sexta (6/11), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que a energia no estado deve ser reestabelecida em até 10 dias.

A previsão foi feita após uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). “Em até 10 dias nós pretendemos restabelecer 100% da energia no Amapá”, disse.

De acordo com Albuquerque, a operação para restabelecer a energia no estado é “complexa”. A ideia inicial era que a energia fosse religada já nessa quinta, mas o plano não deu certo.

“O equipamento já foi reparado na sua parte física e agora está havendo a filtragem do óleo do equipamento. Para se ter noção do volume, são 45 mil litros de óleo e temos que ter certeza de que ele está em condições de operação”, explicou o ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?