metropoles.com

Em primeiro debate em São Paulo, Covas ataca “inexperiência” de Boulos

Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSol) participam de primeiro debate na disputa pelo segundo turno na capital paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
bruno covas debate candidatos prefeitura eleicoes sp 202010
1 de 1 bruno covas debate candidatos prefeitura eleicoes sp 202010 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – O prefeito e candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB) inicia a campanha contra o oponente Guilherme Boulos (PSol) tentando transformar a eleição paulistana em uma disputa de currículos. No primeiro debate entre os dois antes do segundo turno, promovido na noite desta segunda (16/11) pela CNN Brasil, o tucano tenta expor fragilidades do psolista, dizendo que ele não tem experiência administrativa.

“Entendo a dificuldade do Boulos, porque, como chefe de movimento [social], ele está acostumado a mandar, mas ser prefeito é mais do que isso”, atacou Covas no primeiro bloco do debate ao comentar a promessa do adversário de criar um programa de transferência de renda.

Boulos respondeu dizendo que Covas traz elementos do bolsonarismo ao seu discurso. “Eu fiquei assustado com a raiva no seu discurso ontem [domingo], Bruno. Isso de criminalizar movimento social, de me chamar de extremista. Você não é assim”, provocou.

O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto disse ainda que tem “muito orgulho da minha experiência em movimento social nos últimos 20 anos. Lá aprendi a ver as pessoas por suas trajetórias não como números, como estatísticas. A minha experiência é algo que nenhum cargo de secretário do PSDB traz”, discursou.

0
Resposta à pandemia

No debate na CNN, os candidatos a prefeito de São Paulo também debateram sobre a resposta à pandemia de coronavírus. Boulos disse que a reação foi péssima porque São Paulo teve mais mortos do que a China e disse que faria testagem em massa e isolamento só em áreas de focos da doença – se houver segunda onda do coronavírus.

O psolista lembrou de hospitais municipais que estão fechados nas áreas periféricas da cidades, onde a pandemia é mais letal.

Covas respondeu que “é fácil ser engenheiro de obra pronta, difícil foi enfrentar a pandemia” e que fez o que a ciência orientou.

O nome do governador João Doria (PSDB), que é padrinho de Bruno mas enfrente rejeição na capital, também foi debatido. Covas disse preferiria manter o debate nas propostas pela cidade e Boulos disse entender que ele queira esconder seu padrinho. O assunto deverá ser um dos tópicos da campanha.

Disputa pela prefeitura

Covas obteve 32,85% dos votos válidos (1.747.938) na eleição do último domingo (15/11) e Boulos, 20,24% (1.077.168 votos). Os dois disputam o voto dos paulistanos daqui a duas semanas, no próximo dia 29 de novembro, no segundo turno.

Veja o debate da CNN com Bruno Covas e Guilherme Boulos, candidatos a prefeito de São Paulo:

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?