MG: Zema faz retratação a Pimentel, mas tenta passar despercebido
O candidato à reeleição ao governo de Minas Gerais fez 81 outros posts após compartilhar a publicação nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, compartilhou, na noite desse sábado (3/9), um post de retratação a Fernando Pimentel (PT), que concorre ao cargo de deputado federal no estado.
Em agosto deste ano, Zema acusou o antecessor no cargo de ter mantido 50 mil funcionários comissionados no governo. Após avaliar o caso, a Justiça Eleitoral ordenou que o candidato apagasse a postagem das redes sociais e se retratasse.
Chamou a atenção o fato de que, logo após a publicação, feita no fim da noite de sábado (3/9), foram compartilhadas 81 fotos na time line de seu perfil no Instagram, e a opção de usuários escreverem comentários foi desativada.
A maioria das publicações é de Zema com candidatos do Novo aos cargos de deputado federal e estadual, o que pareceu uma estratégia para minimizar os impactos da retratação.
A decisão da Justiça Eleitoral prevê que o governador mantenha a publicação com a imagem de Pimentel em um card com fundo laranja, característico do partido Novo, além do texto escrito pela defesa do candidato, ambas com o aval do juiz Adilon Claver de Rezende, no perfil por 16 dias.
Ver essa foto no Instagram
Leia a nota de retratação na íntegra:
“No dia 7/8/2022, Romeu Zema publicou mentiras nas redes sociais, afirmando que Fernando Pimentel teria mantido 50 mil cargos comissionados no Governo do Estado. Na mesma publicação mentirosa, Zema disse que teria realizado uma drástica redução de tais cargos.
A Justiça Eleitoral reconheceu que as afirmações de Zema são falsas e concedeu este Direito de Resposta. A Lei Delegada nº. 147, de 2007, prevê 6.200 cargos em comissão atribuídos ao Poder Executivo. O número manifestado por Romeu Zema é, portanto, falso, mentiroso.
Com isso, ficou claro que Pimentel não manteve 50 mil cargos durante seu governo, e que Zema não promoveu nenhuma limpa, conforme mentira divulgada para se autopromover”.