metropoles.com

Datafolha: Lula lidera entre católicos; Bolsonaro, entre empresários

Lula (PT) lidera a preferência entre mulheres, nordestinos, jovens e católicos. Bolsonaro (PL) desponta entre evangélicos e empresários

atualizado

Compartilhar notícia

Guilherme Prímola/Metrópoles
bolsonaro lula
1 de 1 bolsonaro lula - Foto: Guilherme Prímola/Metrópoles

Pesquisa Datafolha detalha o desempenho de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) na corrida à Presidência da Republica.

Lula lidera a preferência entre mulheres, nordestinos, eleitores com ensino fundamental, inscritos no Auxílio Brasil, jovens, pretos, católicos e desempregados. Bolsonaro desponta na preferência do eleitorado evangélico e dos empresários.

A pesquisa mostra que 54% dos católicos votam em Lula. A expressividade de Bolsonaro neste segmento é menor: 23%. Entre evangélicos o panorama se inverte. Bolsonaro lidera com 39%. Contudo, a vantagem sobre Lula é pequena, já que o petista marca 36%.

Bolsonaro lidera as intenções de voto de empresários. Ao todo, 56% dizem votar no candidato do PL. Lula tem 23%.

Lula e Bolsonaro empatam com 37% cada das intenções de voto dos eleitores com renda familiar mensal entre cinco e 10 salários mínimos.

Já os eleitores com renda maior, acima de 10 salários mínimos, preferem Bolsonaro. Ele vence Lula com 42% das intenções de voto. O petista tem 31%.

Entre as mulheres, Lula chega a 49% das intenções de voto. Bolsonaro acumula 23%.

No Nordeste, o petista alcança 63% das intenções de voto. Já o atual chefe do Palácio do Planalto marca 17%.

A maioria dos eleitores com ensino fundamental também prefere Lula. Nesse segmento, 57% dizem que votariam em Lula, enquanto Bolsonaro angaria 21%.

Entre os inscritos no programa Auxílio Brasil, 59% declaram votar em Lula. Bolsonaro tem 20% das intenções de voto. Lula dispara também entre os eleitores desempregados: 57% escolheram o petista. Já Bolsonaro, 16%

Segundo o Datafolha, 57% dos eleitores pretos votariam em Lula. Já em Bolsonaro, 23%.

O eleitorado jovem (entre 16 e 24 anos), opta pelo candidato do PT. Lula acumula 58%, enquanto Bolsonaro soma 21%.

De acordo com a pesquisa Datafolha, 48% dos entrevistados indicaram voto em Lula, enquanto 27% disseram que votarão em Bolsonaro. O resultado reflete o cenário estimulado, ou seja, quando são fornecidas opções aos entrevistados. O terceiro melhor colocado foi Ciro Gomes (PDT), que apareceu com 7%.

0

Contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05166/2022, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento, realizado entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5), contou com a participação de 2.556 entrevistados com faixa etária acima de 16 anos, em 181 municípios de todos os estados brasileiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações