metropoles.com

Datafolha: governo Bolsonaro mantém aprovação de 25%; 48% reprovam

Em comparação a março, penúltima data em que o levantamento foi feito, reprovação oscilou dentro da margem de erro

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
jair bolsonaro na manifestação de brasília
1 de 1 jair bolsonaro na manifestação de brasília - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Pesquisa Datafolha revela que a reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é de 48%. Em comparação a março, penúltima data em que o levantamento foi feito, esse indicador subiu dois pontos percentuais – estava em 46%. O percentual dos que dizem considerar o governo ótimo ou bom permaneceu em 25% desde a última avaliação. Ou seja, em ambos os casos, os números estão dentro da margem de erro.

Já o índice dos que avaliam o governo regular é de 27%, ante 28% em março. A fatia de 1% que não opinou também foi idêntica.

A mais alta reprovação do governo foi registrada em dezembro de 2021, quando alcançou 53%, ou seja, mais da metade dos ouvidos. O melhor percentual de aprovação é de dezembro de 2020 — 37%.

De acordo com a pesquisa Datafolha, 48% dos entrevistados indicaram voto em Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 27% disseram que votarão no atual presidente, Jair Bolsonaro. O resultado reflete o cenário estimulado, ou seja, quando são fornecidas opções aos entrevistados. O terceiro melhor colocado foi Ciro Gomes (PDT), que apareceu com 7%.

Confira no gráfico:

Em março, o ex-presidente aparecia com 43% das intenções de voto, enquanto o atual mandatário do país registrava 26%.

Contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05166/2022, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento, realizado entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5), contou com a participação de 2.556 entrevistados com faixa etária acima de 16 anos, em 181 municípios de todos os estados brasileiros.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia