metropoles.com

O número do Datafolha que mais mexeu com a campanha de Bolsonaro

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26/5) apontou Lula com 48% das intenções de voto ante 27% do atual presidente da República

atualizado

Compartilhar notícia

Guilherme Prímola/Metrópoles
lula e bolsonaro
1 de 1 lula e bolsonaro - Foto: Guilherme Prímola/Metrópoles

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (26/5) foi muito mal digerida por integrantes do Palácio do Planalto e da campanha à reeleição de Jair Bolsonaro. Entre todos os números, um resultado em especial incomodou o entorno do atual presidente da República: o aumento da distância percentual entre Lula e Bolsonaro.

No mais recente levantamento do instituto, o primeiro sem João Doria (PSDB) e Sergio Moro (União Brasil) como candidatos, Lula alcançou 48% das intenções de voto, abrindo 21 pontos de diferença na frente do atual chefe do Palácio do Planalto, que apareceu com 27%. Na pesquisa de março, a diferença entre eles era de 17 pontos (43% a 26%).

Ministros palacianos e estrategistas da campanha de Bolsonaro argumentam que esse crescimento da vantagem de Lula sobre Bolsonaro não bate com os monitoramentos feitos pelo governo e por outros institutos de pesquisa, que vinham apontando tendência de diminuição da diferença entre os dois ou manutenção dos números.

“Definitivamente não bate nem com o sentimento nem com monitoramentos que feitos pelo governo em todo o país. Não há nenhuma pesquisa que aponte o aumento da distância entre Lula e Bolsonaro, conclusão principal do Datafolha. Pode ser verdade? Pode.Parece? Não. O tempo dirá”, avaliou à coluna um integrante da campanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?