metropoles.com

Após Datafolha, Mercadante orienta: “Temos que manter o pé no chão”

Um dos principais coordenadores da campanha de Lula, ex-ministro falou da importância de não aceitar provocações no cenário polarizado

atualizado

Compartilhar notícia

José Cruz/Agência Brasil
mercadante
1 de 1 mercadante - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro Aloizio Mercadante (PT-SP), um dos coordenadores da campanha petista, repercutiu o crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrado pela pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27/5) pelo Datafolha e disse que é necessário que o partido e a militância “mantenham os pés no chão” e não caiam em provocações de adversários.

De acordo com a consulta, Lula teria reais chances de vencer no primeiro turno com 54% dos votos válidos, contra 30% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Apesar deste cenário muito favorável, temos que manter o pé no chão, trabalhar com humildade e continuar avançando e disputando a rua e as redes. Bolsonaro vem demostrando desequilíbrio e provocações dele contra a democracia que vão se intensificar”, destacou.

Mercadante ainda analisou que a polarização com o atual presidente já está consolidada e atribuiu o crescimento do petista à estratégia adotada pela campanha de comparar o desempenho dos governos petistas e de Bolsonaro na área da economia.

“Está consolidada a polarização. Estamos crescendo de forma consistente e generalizada.Quanto mais compararmos os governos Lula com o de Bolsonaro, mais vamos crescer”, disse.

“Nossa campanha não tem que aceitar as provocações e deve continuar debatendo a economia e o social e comparando os governos Lula e Bolsonaro. Este é o caminho que explica o nosso crescimento e que nos levará à vitória”, completou o ex-ministro, que preside a Fundação Perseu Abramo e coordena a área de programa de governo, na campanha petista.

Percentuais

Pela pesquisa, Lula tem 48% das intenções de voto e Bolsonato 27%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%. O ex-presidente abriu 21 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro na primeira pesquisa sem o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e sem o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro Sergio Moro (União Brasil).

Confira no gráfico:

Em março, na última pesquisa nacional divulgada pelo Datafolha, o ex-presidente aparecia com 43% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo federal registrava 26%.

Após os três primeiros, surgem André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) tiveram 1% das intenções de votos dos entrevistados.

Os candidatos Luciano Bivar (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

O levantamento foi feito com 2.556 entrevistados acima de 16 anos, em 181 municípios de todos os estados brasileiros. A pesquisa foi realizada entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5).

0

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05166/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?