Militante de Mamãe Falei reage com gesto chulo a fala de Marina Helou em SP

Candidato a vereador em São Paulo na chapa de Arthur do Val (Patriota) se defendeu dizendo que falava "de outra coisa"

atualizado 13/11/2020 17:47

Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – Um candidato a vereador pelo Patriota de São Paulo está sendo criticado nas redes sociais sob a acusação de ter feito um ataque virtual misógino à candidata a prefeita Marina Helou (Rede) na noite de quinta-feira (12/11). O episódio foi registrado durante transmissão feita pelo canal no YouTube do também candidato Arthur do Val (Patriota) de debate realizado pela TV Cultura.

Concorrendo a prefeito com pouco tempo de propaganda de TV, Arthur do Val, o comunicador Mamãe Falei, tem apostado numa campanha com foco na internet e convocou aliados também candidatos a cargos eletivos, como o vereador Fernando Holiday (Patriota) e Tiago Pavinatto, para comentar em uma transmissão pela web o debate entre os candidatos.

É Pavinatto que parece ironizar Marina Helou com um gesto obsceno. Ele nega. Veja a cena registrada por um internauta, que ampliou o quadro onde aparecem os comentaristas para evidenciar o momento:

O episódio está provocando o repúdio de pessoas como a deputada federal Sâmia Bomfim (PSol-SP). “Minha solidariedade à deputada Marina Helou! Até quando mulheres serão sexualizadas e desrespeitadas dessa forma? Como um candidato a prefeito fomenta um comportamento desses? Revoltante”, escreveu ela no Twitter.

Ao deixar o debate já na madrugada de sexta (13/11), Marina Helou disse que ainda não havia ficado sabendo do episódio, mas que não era uma novidade para ela. “Nenhuma surpresa nos ataques a mulheres na política. Ataques vindo marcar o tempo inteiro que política não é espaço para mulheres, mas não vamos retroceder”, disse ela.

Outro lado

Em nota, Tiago Pavinatto argumentou que é acusado “usando um corte de vídeo numa live do Arthur do Val. No corte, sem som, eu falava de outra coisa ao Fernando Holiday”.

Na mesma nota, o político, que é homossexual, reclama de quem o critica. “Feministas do PSol me acusam de agredir uma mulher, mas romantizam a Cracolândia, condenando mulheres reais à violência física e sexual todos os dias. Condenam essas mães e filhas à indignidade, negando a elas a proteção que, por outro lado, oferecem e conquistam para os animais.”

Íntegra do vídeo

No canal de Mamãe Falei, o vídeo segue publicado na íntegra. Veja o arquivo, que nesta reportagem está programado para começar no minuto 33, quando ocorre o episódio.

O candidato a vereador ironiza Marina Helou em outras ocasiões na mesma live. Aos 22 minutos e 18 segundo, por exemplo, ele faz gestos e ri do comportamento da candidata da Rede na primeira vez que ela aparece. Pavinatto parece fazer piadas com a maneira de candidata balançar os braços e arranca risos de seus companheiros de live.

Veja um registro do momento:

Pavinatto é o mais à esquerda na imagem

O candidato Arthur do Val se posicionou após a publicação desta reportagem e não endossou a versão de que o gesto não foi relacionado à candidata da Rede.

“São três candidatos da minha chapa comentando a live, um deles fez um gesto infantil, mas não foi nenhuma expressão de machismo, até porque ele é gay. A bandeira dele é da LGBT”, disse o Mamãe Falei.

Últimas notícias