metropoles.com

Enem 2019: 2º dia tem menor percentual de ausentes desde 2009

Em todo o Brasil, os faltosos somaram 27,2%. No DF, foram 29,1%

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
enem 2019
1 de 1 enem 2019 - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

O segundo dia de provas do Enem 2019 teve o menor percentual de ausência desde 2009, quando a aplicação começou a ser dividida em duas etapas. Neste domingo (10/11/2019), 1,4 milhão dos 5,1 milhões de inscritos deixaram de comparecer para fazer o exame, representando 27,2% de ausentes. Antes, o menor percentual foi de 27,3%, em 2015.

Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste domingo, 371 candidatos foram eliminados do exame. Somados aos 376 do primeiro dia, 747 candidatos tiveram a prova cancelada no Enem 2019.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, minimizou a divulgação da prova antes do tempo permitido e negou que tenha havido vazamento.

“Não é um vazamento interno. Não teve nada a ver com o Enem. Na ponta, indivíduos desses 5 milhões de pessoas que fazem o Enem, estatisticamente irrelevantes, ao final da prova, antes do período autorizado, se comportaram de forma inadequada. Portanto, o risco foi zero”, justificou.

Reaplicação
O Inep contabilizou 76 ocorrências de problemas de logística na aplicação das provas durante o segundo dia de exame. Os candidatos que se sentirem prejudicados podem solicitar na página do participante do Enem, a partir de segunda-feira (11/10/2019) até o dia 18 de novembro, a reaplicação da prova.

São considerados problemas de logística, por exemplo, emergências médicas, queda de energia elétrica, falha de procedimento de aplicação, entre outros. Os casos serão avaliados individualmente.

A reaplicação está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro.

DF
No Distrito Federal, o percentual de abstenção ficou em 29,1%, com a ausência de 27,8 mil dos 95,8 mil inscritos.

A Secretaria de Segurança do DF acompanhou em tempo real a aplicação do exame por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).

Houve o acionamento em decorrência de som alto no Centro de Ensino Fundamental 9 em Sobradinho II, no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em São Sebastião, na  Escola Classe 501, em Samambaia, e na antiga Escola Normal, na 907 da Asa Sul.

Casos de interrupção de energia elétrica foram registrados em Samambaia, perto da Centro de Ensino Fundamental 504, e no Centro de Ensino Médio 2, em Ceilância. A Companhia Energética de Brasília (CEB) foi acionada para o restabelecimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?