metropoles.com

Com PEC dos Precatórios, Bolsa Família vai subir mais de 60%, diz Guedes

De acordo com a equipe econômica, caso o problema não seja resolvido, não será possível turbinar o programa Bolsa Família

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a enfatizar, nesta sexta-feira (1º/10), a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios para viabilizar a realização de programas sociais. A primeira audiência pública da comissão especial que analisa a PEC nº 23/2021, na Câmara, ocorreu nesta semana e discutiu possíveis estratégias para possibilitar o pagamento de R$ 89,1 bilhões em dívidas da União, sem ultrapassar o teto de gastos públicos.

De acordo com a equipe econômica, caso o problema não seja resolvido, não será possível turbinar o programa Bolsa Família, rebatizado de Auxílio Brasil pelo governo. A promessa é uma das mais fortes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o ano que vem, quando o mandatário do país enfrentará disputa eleitoral.

“Precisamos da PEC dos Precatórios, é o que assegura espaço para programas sociais. Precisamos do Imposto de Renda. Os super-ricos, é claro, que terão de contribuir com o país. Caso o Congresso aprove isso, temos garantido o Bolsa Família subindo mais de 60%, bem mais que subiu combustível”, afirmou o ministro.

Na avaliação do Senado, entretanto, o Congresso aprovou “às pressas” a reforma do Imposto de Renda, que prevê recursos para financiar o programa social do governo.

De acordo com fontes ouvidas pelo Metrópoles, o texto discutido na Casa não passará no Senado tão rápido quanto espera o governo. Guedes pressiona pelo contrário.

“Confio na capacidade de entrega do Congresso. O Congresso não tem falhado e vai continuar apoiando o nosso governo. E, da mesma forma, os ministros do Supremo estão entendendo o erro de origem lá atrás, quando fizeram o teto”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?