Se a culpa não é sua, Paulo Guedes, você sabe de quem é…

Até os bolsonaristas de raiz, até eles reconhecem que a situação econômica do país piorou

atualizado 20/09/2021 8:37

Paulo guedes de olhos fechados Hugo Barreto/Metrópoles

Tudo bem que os bolsonaristas de raiz, aqueles que avalizam tudo o que o presidente da República diz e faz, algo como 11% segundo a mais recente pesquisa Datafolha, votarão nele de qualquer jeito. Mas até eles, Paulo Guedes, até eles reclamam que a situação econômica do país piorou nos últimos meses.

Entre os apoiadores de Bolsonaro, a situação degradou-se (36%); ou ficou como estava (32%). Para 69% dos 3.667 brasileiros ouvidos pelo Datafolha em 190 municípios entre os últimos dias 13 e 15, a situação econômica do país simplesmente está pior. E aí, Guedes? Jogará a culpa em quem? Na Covid-19?

O número está próximo dos maiores patamares já registrados nos levantamentos do instituto. Em 2015, no governo Dilma Rousseff (PT), chegou a 82%. Em junho de 2018, no governo Michel Temer (MDB), a 72%. No governo Bolsonaro, a pergunta apareceu nas pesquisas de 2019, quando o resultado ficou em torno de 35%.

De fato, o ambiente econômico se deteriorou nos últimos meses: crise hídrica, desemprego elevado, economia estagnada no último trimestre e aumento da inflação e dos juros são alguns exemplos. Os investidores externos e internos se retraíram porque perderam a confiança no governo. Por que voltariam a confiar?