Bolsonaro erra contas ao falar de crescimento econômico brasileiro

Presidente comentava previsão de alta de 5% do PIB em 2021 e disse, erroneamente, que país pode crescer 9% nos dois anos de pandemia

atualizado 21/07/2021 14:49

Presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa após o encontro com presidente do STF Luiz Fux 3Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) errou cálculos ao comentar a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2021.

“Nós vencemos o ano passado, estamos vencendo. Alguns projetam já um crescimento de 5% positivo esse ano… Se é 5% positivo e o ano passado foi 4% negativo, crescemos 9%. Isso é um milagre. É uma coisa inacreditável”, disse em entrevista à Jovem Pan de Itapetininga nesta quarta-feira (21/7).

Assista:

No ano passado, o Brasil teve uma queda de 4,1%, a maior retração anual da série iniciada em 1996. O tombo interrompeu o crescimento por três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%. Para este ano, a previsão da equipe econômica é de crescimento de 5%.

Caso esse avanço seja confirmado, a conta dos dois anos de pandemia fecha em torno de 1% positivo — menos do que cresceu a economia nos dois anos completos do governo Temer.

“Como ninguém pode negar, a economia está indo muito bem”, prosseguiu Bolsonaro na entrevista.

0

Últimas notícias