O deputado federal Sanderson (PL-RS) enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a investigação da viagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Egito, por ocasião da COP27, a bordo da aeronave particular de José Seripiri Júnior, dono da QSaúde.
O empresário foi preso em 2020 na Operação Lava Jato e firmou acordo de delação premiada com a PGR.
O parlamentar, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), pede que as circunstâncias nas quais ocorreu o “empréstimo” do jatinho a Lula sejam apuradas. No documento, ele afirma que o valor do aluguel da aeronave gira em torno de US$ 10 mil a hora.
“Não existe almoço grátis, a preocupação é proteger o país de relações espúrias como essas, nada republicanas, que já custaram muito à nação brasileira”, destaca o deputado.
“Carona”
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) disse nessa segunda-feira (14/11) que o petista viajou de carona com o empresário para a conferência da ONU sobre o clima.
Questionado sobre a viagem de Lula na aeronave do empresário, Alckmin disse que não se tratava de um empréstimo do jatinho, mas de uma viagem conjunta.
“A informação que eu tenho é que o proprietário está indo junto. Não tem empréstimo”, afirmou o vice-presidente eleito.