metropoles.com

“Deixa a vida me levar”, diz Dino sobre possível indicação ao STF

Flávio Dino, ministro da Justiça, é cotado para assumir a vaga da ministra Rosa Weber, que deve se aposentar no fim de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Fellipe Sampaio /SCO/STF
Foto colorida do Flávio Dino e Rosa Weber no STF - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Flávio Dino e Rosa Weber no STF - Metrópoles - Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), brincou ao citar Zeca Pagodinho depois de questionado sobre a possível indicação para assumir a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). “Deixa a vida me levar”, disse o ex-governador do Maranhão.

Em conversa com jornalistas no STF, Dino negou que esteja fazendo campanha pelo cargo de Rosa, presidente da Corte e prestes a se aposentar. Ele destacou que a escolha do próximo magistrado do STF é apenas do presidente da República, ou seja, Lula.

“Não existe candidatura a ministro do Supremo, não existe campanha para ministro do Supremo, não existe pleito, pedido, solicitação para ser ministro do Supremo, porque é uma designação do presidente da República e aprovação do Senado”, afirmou Dino.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem direito a duas indicações ao STF durante o terceiro mandato. A primeira foi o ministro Cristiano Zanin, advogado pessoal do petista, que assumiu a vaga deixada por Ricardo Lewandowski.

Agora, Lula deverá indicar um novo nome para assumir a vaga da ministra Rosa Weber, que deve se aposentar em 28 de setembro, quando completa 75 anos e entra na aposentadoria compulsória.

Caso o petista consiga se reeleger, Lula poderá indicar mais três nomes para a Corte. Nessa hipótese, o atual presidente terá sido responsável pela nomeação de cinco dos 11 ministros do STF até 2030.

Ministra negra

Organizações da sociedade civil cobram a indicação de uma mulher negra para a vaga de Rosa Weber, uma vez que o STF é composto, em sua maioria, por homens brancos.

Os ministros Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, se posicionaram a favor da indicação de uma ministra negra ao STF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?