Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Lula é alertado sobre uma consequência negativa de indicar Dino ao STF

Cogitando indicar Flávio Dino ao STF, Lula foi alertado sobre uma consequência negativa com a qual terá de arcar caso opte pelo movimento

15/09/2023 05:30, atualizado 15/09/2023 18:31
Vinícius Schmidt/Metrópoles
ministro flávio dino câmeras fardas - Metrópoles

Cogitando indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF), Lula foi alertado sobre uma consequência negativa com a qual terá de arcar caso opte por oficializar o movimento.

Auxiliares do presidente ponderaram que, de todos os ministros do governo, Dino é o que tem a postura mais incisiva no enfrentamento do bolsonarismo e da direita como um todo. No campo da retórica, o Planalto avalia que o ministro venceu todos os embates, no Congresso, com deputados e senadores de oposição. E, na prática, acredita que Dino tem atuado com rigor para punir supostas irregularidades de aliados de Bolsonaro.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Caso migre para o STF, ponderam interlocutores de Lula, Dino deixará uma lacuna para a qual, até o momento, não há um substituto com o perfil considerado adequado. Junto a Fernando Haddad (Fazenda), ele é apontado como um dos principais ativos do governo na Esplanada.

Para a vaga que será aberta com a saída de Rosa Weber, Lula também cogita indicar Bruno Dantas, atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e Jorge Messias, que comanda a Advocacia-Geral da União (AGU).

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Lula é alertado sobre uma consequência negativa de indicar Dino ao STF - destaque galeria
3 imagens
AGU e ex-assessor de Dilma, Jorge Messias também é lembrado para o cargo
Ministra Rosa Weber deixará o STF
Bruno Dantas: presidente do TCU é um dos cotados para o STF
1 de 3

Bruno Dantas: presidente do TCU é um dos cotados para o STF

Reprodução/Twitter
AGU e ex-assessor de Dilma, Jorge Messias também é lembrado para o cargo
2 de 3

AGU e ex-assessor de Dilma, Jorge Messias também é lembrado para o cargo

Divulgação
Ministra Rosa Weber deixará o STF
3 de 3

Ministra Rosa Weber deixará o STF

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Gilmar e Moraes

Dantas é o favorito de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, dupla que também enxerga com bons olhos a nomeação de Flávio Dino. Já Messias é apoiado por ministros próximos a Lula e pelo grupo do segmento jurídico Prerrogativas, comandado por Marco Aurélio de Carvalho e ligado ao PT.

Cobrado pela militância para indicar uma mulher à vaga de Rosa Weber, Lula tem dado sinais de que não cederá à pressão.