metropoles.com

Com aumento de casos, Rio tem 13% de testes positivos para Covid-19

Número subiu de 9,6% para 13%; motivos podem variar entre festas de fim de ano, férias escolares e maior mobilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/ Metropoles
Enfermeira em um posto de saúde no Rio de Janeiro prepara a dose da vacina contra Covid-19
1 de 1 Enfermeira em um posto de saúde no Rio de Janeiro prepara a dose da vacina contra Covid-19 - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

Rio de Janeiro – A cidade do Rio teve um aumento no número de casos da Covid-19. Na manhã dessa segunda-feira (3/2), a capital apresentava 9,6% de testes confirmados para a doença. Nesta terça-feira (4/2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que o número chegou a 13% ao longo do dia.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Daniel Soranz, o aumento pode ser reflexo das festas de fim de ano, das férias escolares ou até da maior mobilidade da população.

Normalmente, a prefeitura do Rio realiza esse levantamento semanalmente, mas em função da preocupação com as festas de fim de ano, decidiu fazer no primeiro dia útil após o retorno do recesso. A SMS, no entanto, não informa o total de pessoas que realizaram a testagem.

“O que a gente consegue afirmar é que tem uma nova variante. E toda vez que temos a introdução de uma nova variante, temos um aumento do número de casos”, disse ao Metrópoles.

Na manhã desta segunda-feira, do total de pessoas que realizaram testagem para a Covid-19, 34% delas relataram que passaram o Réveillon fora do Rio, e dessas, 9% testaram positivo. “A gente pede para os cariocas – principalmente os que foram para festas de Natal e Ano Novo fora da cidade -, que, se retornarem com algum tipo de sintoma, façam teste”, completou.

0

Ainda de acordo com Soranz, é importante que as pessoas aptas a tomar a dose de reforço contra a Covid-19 – quatro meses após a segunda dose -, procurem um posto de saúde.

“Temos uma baixa adesão à campanha nesse momento. A gente espera vacinar 800 mil pessoas no mês de janeiro, mas só tivemos 30% de imunizados com o reforço até agora na cidade”, conta.

Apesar de o Rio ser umas das cidades que mais vacinou pessoas com a dose de reforço, ainda é necessária uma aderência maior da população para que haja proteção contra a variante Ômicron – já confirmada com disseminação comunitária na cidade. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?