Caiado cancela agenda e faz exame após identificar quadro febril

Governador de Goiás visitaria, nesta terça, instalações da União Química, no Distrito Federal, que é a fabricante da Sputnik V no Brasil

atualizado 02/03/2021 11:26

Ronaldo Caiado, governador de GoiásVinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), de 71 anos, cancelou a agenda desta terça-feira (2/3) após ter febre durante a noite passada. Estava prevista a visita do democrata às instalações da empresa farmacêutica União Química, em Santa Maria (DF), que é a fabricante, no Brasil, da vacina Sputnik V, da Rússia. O político também cumpriria outros compromissos em Brasília.

Caiado comunicou o ocorrido pelo seu perfil no Twitter. Disse se sentir bem, sem maiores complicações. Pontuou que está fazendo uma série de exames para esclarecer o motivo do quadro clínico. E frisou ainda que, tão logo identificada a razão do mal-estar, tornará a informação pública.

Nas últimas semanas, em decorrência da agenda presencial, das visitas e inaugurações feitas no estado goiano, Caiado começou a usar duas máscaras ao mesmo tempo (uma N95 e outra descartável por baixo) para reforçar a proteção. Casos de variantes da Covid-19, com maior potencial de transmissibilidade, foram identificados em Goiás, e a contaminação já é comunitária.

A visita à União Química seria para conhecer o local e iniciar possível trâmite de negociação para compra futura de proteção contra a Covid-19. O governo de Goiás faz parte de consórcio de governadores que estuda a aquisição de imunizantes. Isso veio depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou estados e municípios a adquirirem vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) tenha dificuldades de prosseguir.

Também estava previsto na agenda de Caiado um almoço com governadores na residência oficial da presidência do Senado, no Lago Sul, em Brasília.

0
Casos na família

Em dezembro, a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, foi diagnosticada com Covid-19. Ela apresentou sintomas, como dores no corpo e febre, fez o exame e testou positivo para o novo coronavírus. Na época, o governador chegou a fazer o teste também, que deu negativo.

Em agosto do ano passado, foi a vez de uma das filhas de Caiado ser diagnosticada com a doença. Maria Vitória Caiado mora em São Paulo e viajou para Goiânia a fim de passar o Dia dos Pais ao lado do governador. Assim que chegou à capital goiana, ela apresentou febre, e o pai, que é médico, orientou que a jovem fizesse o exame.

Em outubro de 2019, ainda o período pré-pandemia, o governador precisou ser internado às pressas em Goiânia após sentir mal-estar e dor no peito. Ele foi transferido para São Paulo onde passou por bateria de exames e seguiu internado por mais alguns dias. Após receber alta médica, teve indicação para diminuir o ritmo das agendas.

Últimas notícias