metropoles.com

Caiado afirma que novos lotes de vacina da Covid chegarão em março

Governador anunciou a chegada de mais vacinas e articulação para a aquisição de mais doses de imunizantes contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Wesley Costa/Divulgação/Governo de Goiás
goias caiado
1 de 1 goias caiado - Foto: Wesley Costa/Divulgação/Governo de Goiás

Goiânia – Até o final desta semana, uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 deve chegar a Goiás, segundo o governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM). O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (1°/3). “Um lote pequeno, mas com a previsão de mais 12 milhões de vacinas [da Oxford/AstraZeneca] no mês de março, sendo distribuídas entre todos os Estados”, declarou ele.

Durante um evento na manhã desta segunda, Caiado reforçou que o Estado de Goiás busca adquirir mais doses de vacinas, dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Como anunciado na semana passada, o governador confirmou o encontro com o embaixador russo no Brasil, Sergey Pogóssovitch, na União Química, em Brasília. De acordo com ele, o encontro tem como objetivo saber a capacidade de oferta de vacinas Sputnik V para o país. O laboratório é o responsável pela vacina no Brasil e já vendeu cerca de 10 milhões de doses ao governo brasileiro.

“Vamos todos ombrear essa luta”, declarou Caiado sobre buscar alternativas para ampliar a capacidade de compra de vacinas para o país. O governador citou uma conversa com a senadora Kátia Abreu (PP-TO) e informou que a parlamentar está convocando reuniões com embaixadores e presidentes das maiores empresas e laboratórios do mundo, para que mais doses de imunizantes sejam adquiridas. Ainda segundo ele, o momento é de união de forças.

0
Alerta

Caiado segue fazendo alertas e apelos aos goianos por conscientização. “O pedido que faço é que não tenhamos aglomerações e que compartilhemos ações junto com os governos municipais para ofertarmos o melhor tratamento à população”, explicou ele, ao falar do aumento de leitos na rede pública de Saúde para o tratamento de pacientes com Covid-19 no Estado.

De acordo com dados do Governo de Goiás, o Estado tem atualmente 742 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no entanto, a taxa de ocupação dos mesmos segue acima dos 90%. Na próxima semana, deve ser inaugurado o Hospital de enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano, no município de Uruaçu. A unidade terá capacidade para mais 200 leitos, 68 de UTI e 118 enfermarias.

Aquisição de vacinas

Já foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto que autoriza o investimento de R$ 60 milhões na compra de 1 milhão de vacinas. Vale ressaltar, que todo o quantitativo adquirido pelo Estado será entregue à União e, posteriormente, divido entre os Estados proporcionalmente, conforme o PNI.

Ao Estado de Goiás, a porcentagem destinada será de 3,33%, ou seja, caso a compra seja de 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19, os goianos ficarão com 33.300 doses. Caiado tem ressaltado em suas declarações que não quebrará o PNI.

A possibilidade da compra de imunizantes foi anunciada logo após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a obtenção das vacinas por Estados e municípios, caso a União descumpra o Plano Nacional de Imunização.

Vacinação

Na última quarta-feira (24/2), Goiás recebeu 28,8 mil doses da Coronavac e 53 mil da AstraZeneca. Segundo Caiado, essa remessa possibilitará a vacinação de idosos até 78/79 anos de idade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?