metropoles.com

Bolsonaro e Arthur Lira se reúnem no Palácio da Alvorada

Encontro entre chefe do Executivo e presidente da Câmara ocorre depois de prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Jair Bolsonaro e Arthur Lira
1 de 1 Jair Bolsonaro e Arthur Lira - Foto: Reprodução/Facebook

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reúnem na manhã desta quinta-feira (18/2) no Palácio da Alvorada. O encontro não constava na agenda de nenhuma das duas autoridades, e a pauta não foi divulgada.

A reunião ocorre após a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), na terça-feira (16/2), por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Silveira foi preso em flagrante sob alegação de crime inafiançável – o político divulgou um vídeo com ataques a ministros do STF e apologia ao AI-5, instrumento que aprofundou a repressão nos anos mais duros da ditadura militar no Brasil.

Em julgamento na tarde de quarta-feira (17/2), os demais ministros do Supremo chancelaram a prisão de Silveira.

Durante o encontro com Bolsonaro, o presidente da Câmara fez uma publicação no Twitter na qual afirmou que as instituições são permanentes e perenes. “Nesse sentido, não haverá nunca crise entre as instituições, sobretudo quando há a exata compreensão de que elas são maiores do que qualquer indivíduo”, escreveu.

“Como na frase célebre de Churchill, a democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais”, finalizou Lira.

Câmara adia decisão

A unanimidade que se formou na quarta-feira (17/2) no STF, convalidando a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), fez com que deputados da direção da Câmara decidissem esperar pelo menos até o fim desta semana, para tentar evitar a votação da prisão, determinada pela Constituição.

A sessão que estava agendada para a manhã desta quinta-feira foi cancelada, e a Câmara determinou a reativação do Conselho de Ética. Em uma tentativa de ganhar tempo, deve haver mais uma rodada de conversa com os líderes. A expectativa é de que haja alguma modificação da situação por parte do próprio STF, que marcou audiência de custódia do deputado para as 14h30 desta quinta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?