metropoles.com

Bolsonaro: decisão do STF sobre venda de subsidiárias é patriótica

Na quinta-feira (06/06/2019), o Supremo decidiu que o governo federal tem autonomia para autorizar privatizações de subsidiárias estatais sem o aval do Poder Legislativo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após participar de cerimônia de formatura de sargentos da Marinha, no Rio de Janeiro, no fim da manhã desta sexta-feira (07/06/2019), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), voltou a parabenizar o Supremo Tribunal Federal. O titular do Palácio do Planalto chamou de “patriótica” a decisão do STF de permitir a venda de subsidiárias de empresas estatais sem autorização do Poder Legislativo.

“Queria elogiar o Supremo Tribunal Federal. Tomou uma decisão patriótica ontem [quinta-feira], não exigindo que, para privatizar estatais, tenhamos que ir ao Parlamento, exceto aquelas estatais-mães. Parabéns ao Supremo, que está em comum acordo, na minha sintonia ‘Queremos menos Estado'”, assinalou Bolsonaro.

Na quinta-feira (06/06/2019), a Corte Suprema decidiu por maioria que o governo federal tem autonomia para autorizar privatizações de subsidiárias sem o aval do Congresso Nacional. No entanto, a venda de estatais deve passar pelo crivo do Legislativo. Na prática, o órgão referendou em parte a medida cautelar concedida pelo relator da matéria, o ministro Ricardo Lewandowski.

Democracia
Ainda no discurso desta sexta, Bolsonaro afirmou que “não existe bem maior para um povo do que sua liberdade e sua democracia“. O chefe do Executivo federal ainda defendeu a possibilidade de todos galgarem as funções almejadas.

“Retornamos há pouco da Argentina. Não existe bem maior para um povo do que a sua liberdade e a sua democracia. E a possibilidade de todos galgarem a função, o cargo ou a função ao qual se propuseram e lutaram por ela. Todos são honrados no Brasil, sem exceção. O Brasil mudou e mudou para melhor”, disse Bolsonaro, em discurso de pouco menos de quatro minutos.

A cerimônia da formatura ocorreu no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) da Marinha, no Rio. Cerca de 2,5 mil militares se formaram no curso de habilitação para a promoção a sargento. O mandatário da República presidiu a cerimônia e entregou prêmios aos melhores colocados no curso. (Com Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?