Barroso usa termo racista ao se dirigir a jornalistas negras: “Inveja branca”

Após cometer a gafe, o ministro do Supremo Tribunal Federal se desculpou com as apresentadoras

atualizado 12/10/2021 15:09

Barroso diz "inveja branca" em entrevistaReprodução

Ao cumprimentar as jornalistas Aline Midlej e Flávia Oliveira, Barroso disse sentir “inveja branca”, pois elas estavam no Rio de Janeiro. As apresentadoras se entreolharam desconfortáveis com a gafe do ministro do Supremo.

O termo “inveja branca” é considerado racista por remeter a ideia de que a associação de algo negativo ao branco pode amenizá-lo, assim, reforçando a conexão do preto com coisas ruins.

Ao perceber o erro, Barroso se desculpou com as jornalista.

“Inveja branca de vocês que estão aí no Rio… Aliás, essa frase já é politicamente incorreta, antigamente se dizia isso”, disse.

Midlej, então, respondeu: “Ministro, eu ia falar isso. Olhei para a Flávia meio assim, de canto de olho. Um ministro tão elegante, tão carinhoso. A gente está em constante aprendizado, está tudo certo.”

0

Logo depois, Barroso se desculpou pelo uso da expressão. “Perdão, perdão, imediatamente. A gente, na vida, deve saber pedir desculpas. Então, vou começar de novo. Boa noite, Aline, boa noite, Flávia, que bom que vocês estão aí no Rio. Estamos ralando aqui em Brasília”, afirmou.

Últimas notícias