metropoles.com

Fux e Barroso entram em campo para ajudar André Mendonça

Os ministros procuraram parlamentares para tentar destravar, no Senado, a sabatina do indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao STF

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF
1 de 1 Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e o ministro Luís Roberto Barroso entraram em campo para tentar ajudar a destravar, no Senado, a indicação de André Mendonça à Corte.

Segundo apurou a coluna, Fux já procurou tanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), quanto o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), para pedir que pautem a análise da indicação de Mendonça.

Barroso, por sua vez, só teria conversado com Alcolumbre. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, o senador do Amapá tem a prerrogativa de marcar a sabatina.

Nas conversas, Fux e Barroso pediram que a indicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro seja analisada logo, porque o Supremo está com um ministro a menos há mais de dois meses, o que prejudica julgamentos.

Alcolumbre, porém, segue resistindo a marcar a sabatina, primeira etapa da análise da indicação no Senado. Segundo aliados, ele só marcará a data quando tiver “certeza” de que o nome de Mendonça será rejeitado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações