Banda U2 cobra explicações sobre desaparecimentos na Amazônia

Jornalista Dom Phillips e indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos há oito dias. PF encontrou objetivos que pertenciam aos dois

atualizado 13/06/2022 8:33

Indigenista Bruno Araújo Pereira e jornalista Dom Phillips. O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips desapareceram no domingo (5/6) Arquivo pessoal

O U2, banda irlandesa de rock, se juntou a artistas e comunidade internacional para cobrar explicações sobre os desaparecimentos, em Atalaia do Norte (AM), do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, que já completam oito dias.

Uma postagem na conta oficial do Instagram do grupo, assinada pelo baixista Adam Clayton, diz: “Estamos esperando para descobrir o que aconteceu com esses homens corajosos”.

Veja o post:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por U2 (@u2)

Dom Phillips é um jornalista britânico de 57 anos. Ele estava na região do Vale do Javari (AM) realizando pesquisa para um livro que escreve sobre a região da Amazônia. Dom é colaborador do jornal The Guardian e tem larga experiência na cobertura da região.

Bruno Pereira, servidor de carreira da Fundação Nacional do Índio (Funai), estava de licença do órgão desde que foi exonerado, em 2019. Ele acompanhava Dom Phillips em um trabalho investigativo sobre pesca e extração de madeira ilegal na área.

Os dois desapareceram em 5 de junho, quando se deslocavam de barco entre a comunidade ribeirinha de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Na noite de domingo (12/6), a Polícia Federal (PF) confirmou que os objetos encontrados pelo Corpo de Bombeiros são de Bruno e Dom.

Foram encontrados amarrados em uma árvore submersa no igapó – pedaço da floresta inundado pela água – uma mochila preta (com objetos no interior) pertencente a Bruno; 2 pares de botas (de tamanhos diferentes), reconhecidos como sendo dos dois; 1 calça preta tática, de Bruno; 1 cartão de saúde com o nome completo do indigenista; 1 chinelo preto da marca havaiana, também de Bruno, e uma lona preta que estava na embarcação. Os materiais foram entregues à PF para perícia.

Veja fotos das buscas e dos pertences encontrados:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

Mais lidas
Últimas notícias