AtlasIntel: 47,6% acham governo péssimo no combate ao crime organizado
Pesquisa ouviu 1.273 pessoas e mostra que quase metade dos entrevistados reprova atuação do governo federal na área de segurança pública
atualizado
Compartilhar notícia

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira (3/6) mostra que 47,6% dos entrevistados avaliam como “péssimo” o desempenho do governo federal na área de segurança pública e no combate ao crime organizado.
Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Como você avalia o desempenho do governo federal na área da segurança pública e combate ao crime organizado?”. Confira o resultado:
- Péssimo: 47,6%
- Bom: 18,7%
- Ótimo: 18,1%
- Regular: 8,7%
- Ruim: 6,7%
A pesquisa ouviu 1.273 pessoas pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 30 de maio e 3 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O período da coleta de dados coincidiu com o anúncio do Departamento de Estado dos Estados Unidos que classificou as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs, na sigla em inglês) e também como Terroristas Globais Especialmente Designados (SDGT).
Áreas de atuação das facções
O levantamento perguntou também quais são, hoje, as principais atividades de PCC e CV no Brasil. Para 48,3%, os grupos citados atuam mais na corrupção e infiltração política. Já 44,2% apontaram o tráfico de drogas e 39,8%, lavagem de dinheiro.

Para a maioria dos entrevistados (74,5%), o combate à atuação das facções no Brasil passa pelo sufocamento financeiro, com bloqueio de contas e rastreio de lavagem de dinheiro no sistema bancário. O governo, no entendimento da maioria, deveria priorizar essa medida, assim como o controle rígido das fronteiras (29,1%).