metropoles.com

Anvisa questiona Saúde sobre critérios técnicos das doses de reforço

Ofício enviado pela agência solicita que a pasta explique diretrizes que fundamentaram mudanças na aplicação da terceira dose contra Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Vacina contra a Covid-19 - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou ofício para o Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (18/11), com questionamentos sobre as doses de reforço da vacina contra a Covid-19.

Nesta terça-feira (16/11), a pasta anunciou a campanha de Mega Vacinação, com o objetivo de ampliar e consolidar a imunização completa dos brasileiros. Na ocasião, a Saúde divulgou novas regras para aplicação do reforço: agora, todos os cidadãos maiores de 18 anos podem tomar a dose extra assim que completarem cinco meses da segunda dose.

O ministério também orienta a aplicação de fármaco diferente. Estudos feitos pela Universidade de Oxford, encomendados pelo órgão, mostram que a vacinação heteróloga proporcionaria maior imunidade.

Leia o ofício completo abaixo:

Oficio Anvisa MS Dose de Reforço by Mariah Aquino on Scribd


O imunizante da Janssen, antes aplicado como dose única, agora terá o esquema vacinal com duas doses, com fórmulas de outros laboratórios. Também haverá a exigência de aplicação da dose de reforço, após seis meses.

O ofício da Anvisa pede “informações sobre os elementos técnicos que embasaram a decisão do MS, com a finalidade de apoiar as melhores ações de monitoramento e farmacovigilância do novo esquema vacinal adotado no país”.

A solicitação formulada pretende monitorar a execução vacinal no Brasil. Os diretores da agência pedem acesso aos estudos utilizados como suporte para as decisões anunciadas pelo Ministério da Saúde.

Um dos exemplos é o caso da Janssen. Nos Estados Unidos, o reforço do imunizante inclui duas doses, e não três.

Veja as perguntas feitas pela Anvisa ao ministério:

  • Quais estudos foram utilizados como suporte para a decisão de administração de segunda dose como parte do esquema primário e de terceira dose como reforço para pessoas vacinadas com uma dose da vacina Janssen?
  • Os estudos tiveram acompanhamento, após a segunda e terceira doses, de, pelo menos, 2 (dois) meses quanto à avaliação de segurança?
  • Qual foi a eficácia demonstrada após a segunda e terceira doses?
  • Os resultados de segurança foram similares aos obtidos após a primeira dose? Quais as diferenças encontradas?
  • Será adotada estratégia diferenciada de monitoramento das reações adversas para o novo esquema de vacinação adotado? Se sim, qual?
  • Quais serão as responsabilidades dos desenvolvedores das vacinas no monitoramento e farmacovigilância deste esquema vacina implementado?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?