Alcolumbre promulga trecho da LDO que libera doações em período eleitoral

Davi Alcolumbre promulga trechos vetados pelo presidente Lula que autorizam doações e repasses a estados e municípios em período eleitoral

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Davi Alcolumbre
1 de 1 Davi Alcolumbre - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), promulgou nesta quarta-feira (27/5) trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que haviam sido vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os quatro pontos autorizam doações e transferências de recursos a estados e municípios durante o período eleitoral.

Na última semana, o Congresso derrubou os dispositivos vetados por Lula na LDO de 2026 e restabeleceu a possibilidade de repasses e doações durante o período eleitoral. A votação ocorreu em bloco, na quinta-feira (21/5).

Os dispositivos foram publicados no Diário Oficial da União após a Casa Civil devolver o texto ao Congresso. Lula havia se recusado a promulgar os trechos sob a justificativa de que eles seriam inconstitucionais e contrários ao interesse público.

Alcolumbre promulga trecho da LDO que libera doações em período eleitoral - destaque galeria
4 imagens
O presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na cerimônia de posse de Odair Cunha no TCU
Ação contra Davi Alcolumbre no STF será relatada pelo ministro Nunes Marques
Lula e Davi Alcolumbre
Davi Alcolumbre selou aliança com a oposição no Congresso para derrotar Jorge Messias
1 de 4

Davi Alcolumbre selou aliança com a oposição no Congresso para derrotar Jorge Messias

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na cerimônia de posse de Odair Cunha no TCU
2 de 4

O presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na cerimônia de posse de Odair Cunha no TCU

Antônio Leal/TCU
Ação contra Davi Alcolumbre no STF será relatada pelo ministro Nunes Marques
3 de 4

Ação contra Davi Alcolumbre no STF será relatada pelo ministro Nunes Marques

Vinicius Schmidt/ Metrópoles
Lula e Davi Alcolumbre
4 de 4

Lula e Davi Alcolumbre

Exceção à legislação eleitoral

Com a nova regra, abre-se uma exceção à legislação eleitoral, que normalmente proíbe a distribuição de benefícios e transferências voluntárias em período de campanha para evitar favorecimento político a candidatos.

Os trechos restabelecidos permitem que políticos realizem repasses de recursos públicos mesmo durante o intervalo em que a legislação eleitoral impõe restrições desse tipo.

Ao justificar o veto, o governo argumentou que a flexibilização poderia provocar desequilíbrio nas disputas eleitorais municipais e estaduais deste ano.

A decisão do Congresso contrariou pareceres das consultorias técnicas da Câmara e do Senado, que haviam alertado para o risco de uso indireto de recursos públicos em benefício político durante as eleições.

Segundo a organização Transparência Brasil, parlamentares poderiam, por exemplo, destinar verbas de emendas a órgãos federais, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, que posteriormente fariam doações de bens e equipamentos a municípios.

Outro trecho promulgado autoriza a transferência de recursos e a assinatura de convênios com municípios inadimplentes de até 65 mil habitantes.

Antes da mudança, o governo utilizava o Cauc, sistema que monitora requisitos fiscais, para verificar pendências — especialmente dívidas previdenciárias — antes de liberar verbas federais.

O Executivo havia vetado esse ponto, alegando que a medida contrariava a Lei de Responsabilidade Fiscal e enfraquecia mecanismos de controle das contas públicas.

Com a promulgação feita por Alcolumbre, municípios de pequeno porte poderão receber recursos e firmar convênios com a União mesmo que tenham pendências fiscais registradas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações