metropoles.com

AGU pede ao STF que autorize a entrada da polícia nas universidades

O objetivo, segundo documento assinado pelo ministro André Mendonça, seria coibir propaganda eleitoral irregular

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
prédio
1 de 1 prédio - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça, enviou uma carta ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que defende a entrada da polícia em universidades federais para coibir propaganda eleitoral irregular. Conforme argumento o advogado, não pode haver decisão geral que proíba a presença de forças militares. Ainda segundo ele, cada caso deve ser analisado separadamente pelo juiz eleitoral da região.

“Ressalte-se que a universidade deve, sim, ser reconhecida como um espaço de livre debate de ideias, mas sem a prevalência de corrente de pensamento específica”, apontou o ministro no documento, entregue à Corte na última sexta-feira (24/05/2019). Para Mendonça, a liberdade de expressão e a autonomia universitária devem ser avaliadas quando há outros princípios em conflito, como o da regularidade, da igualdade e da legitimidade do processo eleitoral.

De acordo com o titular da AGU, uma lei de 1997 atribui à Justiça Eleitoral a análise de suspeitas de propaganda eleitoral irregular. É autorizado, inclusive, o “poder de polícia para fazer cessar atos e ações que configurem propaganda irregular ou ilícita”.

Por fim, o ministro afirma no documento que, “de modo diverso, sua solução deve permanecer sob a incumbência do juízo eleitoral competente para cada caso, o qual, analisando o conjunto fático-probatório que compõe o processo, decidirá acerca da ocorrência ou não de publicidade irregular”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?