metropoles.com

Vídeo: líder yanomami denunciou mortes por desnutrição entre crianças

Em julho de 2022, numa comissão da Câmara, Ênio Mayanawa Yanomami disse: “nossos filhos estão morrendo por verme, malária e desnutrição”

atualizado

Compartilhar notícia

Condisi-YY/Divulgação
crianças sentadas no chão
1 de 1 crianças sentadas no chão - Foto: Condisi-YY/Divulgação

Pelos relatos de líderes indígenas e várias denúncias, o governo de Jair Bolsonaro poderia ter adotado medidas para impedir, ou minimizar, o drama que atingiu os yanomamis em Roraima.

Em julho do ano passado, o jovem líder dessa etnia Ênio Mayanawa Yanonami relatou as mortes de crianças indígenas por malária e desnutrição. Foi numa audiência pública na Câmara, em 14 de julho, numa comissão especial que tratou dos problemas vividos por esses indígenas.

“Os nossos filhos estão morrendo. Há vermes e malária. Por falta de simples medicamentos, o nosso sofrimento está aumentando cada vez mais. Hoje, nossos filhos estão morrendo, dentro do Distrito Yanomami, por causa dos vermes e da malária, mesmo havendo cura. Isso é um absurdo! Estamos morrendo devido à falta de remédios, por falta de medicamentos de malária, e também à desnutrição” – disse, como mostra o vídeo abaixo. 

 

Essa comissão externa da Câmara para apurar os problemas enfrentados pelos yanomamis foi presidida pela  deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?