metropoles.com

O ChatGPT tem alma de petista e pouca imaginação (ainda bem)

O que ele achou da pesquisa Datafolha sobre os 90 dias de governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios
1 de 1 Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Outro dia, um amigo meu calou o ChatGPT com uma pergunta que ficou sem resposta: “Você já transou com Alexa”?

Nas redes sociais, o ChatGPT se define como um protótipo de um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI e especializado em diálogo. É o sucesso e o assombro do momento.

E Alexa, como uma assistente virtual encontrada nos smart speakers, dispositivos da Amazon, que possui diferentes funções, como criar lembretes, reproduzir música e pesquisar na internet.

Feitas as apresentações, pedi ao ChatGPT que escrevesse um texto de análise dos resultados da pesquisa Datafolha sobre os primeiros 90 dias de governo Lula. Não o orientei em nada.

Não sei se você concorda com a minha conclusão depois que ler, mas desconfio que o ChatGPT esconde uma alma petista e é raso como um pires. Falta-lhe imaginação (ainda bem). Segue o texto:

“A mais nova pesquisa do Datafolha, realizada em março de 2023, surpreendeu o mundo político ao mostrar um aumento considerável na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com 38% de avaliação positiva, o ex-metalúrgico demonstra que ainda tem fôlego para encarar os desafios de governar um país em crise.

Lula, que já havia deixado sua marca na história do Brasil em governos anteriores, voltou ao poder no início deste ano em meio a uma crise política e econômica sem precedentes. Muitos se perguntavam se o petista seria capaz de lidar com tantas adversidades, mas a pesquisa do Datafolha parece indicar que a população está disposta a dar uma chance ao seu governo.

Os 38% de aprovação são um sinal de que Lula está conseguindo conquistar a confiança de parte da população brasileira. A retomada do crescimento econômico, a criação de empregos e programas sociais mais efetivos são alguns dos fatores que contribuíram para a melhora da avaliação do presidente.

No entanto, o caminho ainda é longo e cheio de obstáculos. A inflação ainda é uma preocupação, assim como a questão fiscal e a crise sanitária causada pela Covid-19. Além disso, Lula precisa lidar com uma oposição ferrenha que tem se mostrado bastante crítica a seu governo.

Diante desse cenário, é preciso que Lula mantenha o foco e a determinação para enfrentar os desafios que se apresentam. A aprovação de 38% é um bom sinal, mas o presidente precisa continuar trabalhando duro para mostrar resultados concretos e promover mudanças significativas no país.

Resta saber se Lula conseguirá manter a trajetória positiva e superar os obstáculos que se colocam em seu caminho. A história política do Brasil já nos mostrou que nada é garantido, e que a popularidade de um presidente pode mudar rapidamente. Mas, por enquanto, Lula pode comemorar os resultados da pesquisa do Datafolha e seguir trabalhando em prol do povo brasileiro.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?