metropoles.com

Exclusivo: Kátia Abreu, o drama de uma mãe traída pelo filho senador

E Tocantins pensava que já vira tudo…

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Kátia Abreu
1 de 1 Kátia Abreu - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Apesar da pouca idade, 33 anos completados em janeiro último, o Tocantins – o estado mais novo do país, maior do que o Equador e a Nova Zelândia – já viu muita coisa em política.

Viu, por exemplo, em 31 de dezembro de 2006, um governador eleito completar seu mandato pela última vez: Marcelo Miranda (MDB). Desde então nenhum outro chegou ao fim do mandato.

Nem o próprio Miranda, reeleito naquele ano. Nem Siqueira Campos (PSDB), eleito em 2010. Nem de novo Miranda, em 2014; muito menos Mauro Carlesse (PHS), eleito em 2018.

Todos foram afastados pela Justiça ou renunciaram ao cargo por envolvimento em escândalos de corrupção. O Tocantins nunca tinha visto a política separar mãe e filho, agora começa a ver.

Kátia Abreu é senadora há 16 anos e candidata à reeleição em outubro próximo. Seu filho Irajá é senador há quatro anos e tem mais quatro pela frente. Ela é presidente do PP em Tocantins, ele do PSD.

Os dois apoiavam a reeleição do atual governador Wanderley Barbosa (Republicanos). Irajá mudou de lado sem consultar a mãe: vai apoiar Osires Damaso (PSC), pré-candidato ao governo.

A traição do filho enfraquece a candidatura da mãe. Kátia postou no Instagram um vídeo no qual admite sua surpresa, mas adverte:

“Esse episódio tem apenas dois senadores da República tomando posições e opiniões diferentes. Eu só quero deixar bem claro para a população que, na minha história política, eu nunca fiz jogo duplo, nunca usei artifícios para melhorar a minha vida.”

“Sempre fui uma pessoa muito transparente, muito clara nas minhas opiniões, até mesmo me prejudico por isso; então, não há qualquer possibilidade de qualquer tipo de conluio, de qualquer tipo de ação menor para se aproveitar de uma situação.”

Voltou a repetir que apoia Barbosa, mas que compreenderá se ele decidir repensar sua chapa, em que ela ocuparia a vaga de candidata ao Senado. Irajá, seu filho mais velho, calou-se.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?

Notificações