metropoles.com

Bolsonaro e Deltan Dallagnol, as bolas da vez nesta semana

Com os rabinhos presos

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Deltan Dallagnol
1 de 1 Deltan Dallagnol - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Recolhido em casa e com o rabinho preso depois das novas descobertas sobre o que fez nos quatro verões em que presidiu o país, Bolsonaro irá depor, amanhã, à Polícia Federal.

Afinal, ele vacinou-se ou não, encomendou ou não a carteira de vacinação falsificada para que pudesse circular livremente nos Estados Unidos, de onde assistiu ao golpe de 8 de janeiro?

Os agentes federais sabem de antemão que Bolsonaro dirá que não foi vacinado, e que nada tem a ver com a eventual falsificação de sua carteira de vacinação. Se isso aconteceu, ele desconhece.

O depoimento é mera formalidade. Os agentes federais não esperam que Bolsonaro produza provas contra ele. Já dispõem de provas e indícios de que ele não é inocente como tenta parecer.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pautou também para amanhã o julgamento de uma ação que contesta o registro de candidatura do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

O relator do caso é o ministro Benedito Gonçalves, que relata também processos que poderão tornar Bolsonaro inelegível por oito anos. A mão de Gonçalves costuma ser pesada.

Se o tribunal indeferir o registro de candidatura de Dallagnol, o deputado mais votado no ano passado no Paraná terá seu mandato cassado. Ele apelará para o Supremo Tribunal Federal.

Mas, ali, o clima é muito ruim para ele. Quando procurador da Lava Jato, Dallagnol criticou ministros do Supremo e tentou armar para cima de dois deles – Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Dallagnol foi condenado pelo Tribunal de Contas da União por irregularidades no recebimento de diárias e passagens de 2014 a 2021, durante a operação Lava Jato.

A condenação foi depois anulada pela Justiça Federal do Paraná. Advogados de Dallagnol dizem que ele “está tranquilo” e que o julgamento no TSE lhe será favorável.

Conversa mole de advogados. Dallagnol está aflito, e com toda razão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?