metropoles.com

Por que o Congresso entrou em embate com STF só agora?

Movimento tem por trás a candidatura de Davi Alcolumbre à presidência do Senado em 2025

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro França/Agência Senado
Imagem colorida de Rodrigo Pacheco e Davi Alcolumbre no plenário do Senado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Rodrigo Pacheco e Davi Alcolumbre no plenário do Senado - Metrópoles - Foto: Pedro França/Agência Senado

A agenda anti-STF que tomou conta do Congresso Nacional nesta semana tem a ver com duas presidências: a já assumida pelo ministro Luis Roberto Barroso, no Supremo Tribunal Federal; e a sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à frente do Senado.

Com apenas uma semana na presidência do STF, Barroso se vê no centro de uma briga que já havia começado sob o comando de Rosa Weber. Visto como progressista, o ministro se tornou o alvo de deputados e senadores insatisfeitos com os avanços do STF sobre pautas de costumes.

Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) aproveitou a deixa para plantar em Pacheco a ideia de reclamar a competência do Congresso sobre esses assuntos. As recentes falas do presidente do Senado contra os julgamentos do Marco Temporal, maconha e aborto, por exemplo, têm canetadas de Alcolumbre.

O movimento de Pacheco ao propor uma PEC que defina mandatos a ministros do STF e o renascimento da PEC que limita os poderes da Corte também foram patrocinados pelo amapaense.

Segundo senadores, Alcolumbre quer se tornar o candidato solo do centro, da direita e da extrema-direita em 2025, conquistando o apoio de todos os congressistas destes blocos. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?