metropoles.com

Lula quer usar ONU para mediar acordo entre Hamas e Israel

Brasil ocupa a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas e quer entrar nas negociações de cessar-fogo

atualizado

Compartilhar notícia

Ali Jadallah/Agência Anadolu via Getty Images
Ataques aéreos israelenses no Banco Nacional Islâmico de Gaza destroem edifícios e bairros no distrito de Rimal da Cidade de Gaza
1 de 1 Ataques aéreos israelenses no Banco Nacional Islâmico de Gaza destroem edifícios e bairros no distrito de Rimal da Cidade de Gaza - Foto: Ali Jadallah/Agência Anadolu via Getty Images

O presidente Lula (PT) pediu ao Itamaraty que use o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar mediar um cessar-fogo entre Israel e Hamas. A entidade, sob presidência do Brasil, não conseguiu emitir uma nota em que rechaça a guerra por falta de consenso.

Atualmente, quem conversa com os dois lados sobre o fim do conflito é o Catar, que tem boas relações com o movimento sunita palestino e o Estado de Israel. Lula quer que o Conselho de Segurança tenha protagonismo em um possível acordo, aproveitando a boa imagem que o Brasil tem na resolução de conflitos.

A ideia não é exatamente tomar do Catar a mediação de um cessar-fogo, mas colocar a ONU como uma observadora. Embaixadores que participaram da primeira reunião do grupo, no domingo (08/10), não chegaram a um acordo.

Ontem (10/10), o chanceler brasileiro Mauro Vieira disse que o Conselho de Segurança da ONU tem totais condições para “discutir a paz” e encerrar as “hostilidades” no Oriente Médio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?