metropoles.com

Lula ignora governadores desgostosos com reforma tributária

Caiado, Tarcísio, Mendes e Cláudio Castro fazem lobby para atrasar votação; Lira testa temperatura

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Divulgação
Fotografia colorida de Lula e Tarcísio conversando no Palácio do Planalto, em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Lula e Tarcísio conversando no Palácio do Planalto, em Brasília - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Equipes dos governadores de pelos menos quatro Estados conversam com deputados federais para a reforma tributária ser adiada na Câmara. As bancadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso estão sendo consultadas sobre a possibilidade de atrasar a votação.

A expectativa do governo Lula (PT) é que o texto passe pela tramitação já nesta semana. O ministro Fernando Haddad (Fazenda) é esperado amanhã em Brasília para conversar com os congressistas que ainda tenham dúvidas. Entidades do terceiro setor, principalmente sediadas no Rio de Janeiro e São Paulo, pressionam a pasta por mudanças.

Os Estados querem uma compensação maior para a provável perda de receita com a reforma. Ronaldo Caiado bate na tecla que o Centro Oeste não será favorecido com a reforma tributária. O governador de Goiás está pessoalmente em Brasília para articular mudanças no texto.

Tarcísio Gomes de Freitas também embarca para Brasília amanhã (04/07), conforme informou o colunista Igor Gadelha. O governador de São Paulo propõe mudanças em ao menos oito áreas. Ontem, jantou com pelo menos 30 deputados paulistas para discutir o pedido.

Enquanto a temperatura na Câmara sobe, Lula vai ao 6º encontro com o presidente da Argentina Alberto Fernández, em Puerto Iguazú. Recebe amanhã (04/07) a presidência temporária do Mercosul.

Hoje (03/07), Arthur Lira (PP-AL) deve testar a base da Câmara para a votação da reforma tributária com outro tema econômico, a do novo regime do Carf. “Daremos celeridade na votação dessas matérias fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país”, disse o presidente na Câmara nesta manhã.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?