metropoles.com

Lira deve romper acordo com PL e beneficiar União Brasil

Visando a sucessão da presidência da Câmara, Arthur Lira quer nomear aliado à CCJ

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (PP-AL) faz sinal com a mão - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (PP-AL) faz sinal com a mão - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está propenso a romper o acordo com o PL e não aceitar a deputada Caroline de Toni (PP-SC) na presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). O blog antecipou que Lira quer um deputado “menos bolsonarista” para a presidência da comissão e pediu para o PL fazer outra indicação.

O PL, no entanto, insiste no nome da deputada, que é considerada uma das mais bolsonaristas da casa. Ela, ao lado de Ricardo Salles (PL-SP), é a deputada que mais votou em oposição a projetos de interesse do governo, segundo o Radar do Congresso, do Congresso em Foco.

Como o PL é a maior bancada do Congresso, o partido tem o direito de indicar qual comissão quer assumir primeiro. Mas se depender de Lira, responsável pelas nomeações, o Partido Liberal não chega a assumir a cadeira da presidência da CCJ.

Agora, o presidente da Câmara está inclinado a indicar um nome do União Brasil, já que o PT abriria mão da CMO (Comissão Mista do Orçamento). O União é o terceiro maior partido da Câmara; o PT, o segundo.

Dessa forma, a presidência da CCJ pode cair no colo de Elmar Nascimento (União Brasil-BA). É desejo de Lira que isso aconteça para alavancar a candidatura do deputado à presidência da Câmara, em 2025. Hoje, Elmar é o auxiliar mais próximo de Lira e briga com Marcos Pereira (Republicanos-SP) pelo controle da casa.

Lideranças do União Brasil, contudo, apostam em outros nomes para a presidência da comissão mais importante da Câmara. Os deputados Arthur Maia (União Brasil-BA), que já presidiu a CCJ, e Danilo Forte (União Brasil-CE) são lembrados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?